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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, João Pedro Gomes Alves
dc.date.accessioned2014-10-09T16:25:08Z
dc.date.available2014-10-09T16:25:08Z
dc.date.issued2014-10-09
dc.identifier.otherCDD 371.33
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5410
dc.descriptionFERREIRA, João Pedro Gomes Alves. Webquest no ensino de física: uma experiência em turmas da 3° série do ensino médio. 2014. 69f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAs transformações na educação passam pela oportunização de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Experiências de aprendizagem significativas que interfiram de modo concreto na vida do aprendiz. Neste sentido, a Webquest pode ser uma metodologia que pode contribuir para um processo de ensino-aprendizagem significativo? Esta metodologia tecnológica educacional tem a contribuir para uma formação científica sólida para alunos do ensino médio? Qual a mudança trazida pela Webquest ao ser inserida em um contexto de métodos tradicionalistas de transmissão do conhecimento? A Webquest como tecnologia educacional tem sido amplamente utilizada no mundo educacional graças as suas contribuições para uma aprendizagem mais significativa, principalmente, de forma interativa. Sua eficiência em processos de aprendizagem a torna também utilizável não só no meio educacional, mas em outras áreas da sociedade como a administração, direito, engenharia, etc. Neste trabalho realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa interpretativista sendo seu corpus constituído por três instrumentos: o diário de bordo do professor que registra o antes e o depois da inserção da metodologia no ensino de Física, as apresentações e o material produzido pelos alunos na culminância da utilização da metodologia e um questionário de avaliação aplicado aos alunos após o desenvolvimento da metodologia. Utilizamos como fundamento teórico para o processo de reflexão-inserção-reflexão da Webqquest os estudos sobre tecnologias educacionais de Moran (2007), Jarbas (2005), Barros (2005), Vrakking & Venn (2010), Menta (2005), além de utilizarmos o conceito de Perrenoud (2000) sobre competência profissional para os professores. Após a inserção e desenvolvimento da Webquest, analisamos os dados e estes revelaram a Webquest como uma metodologia que estimula ao aprendizado cooperativo aguçando o senso de responsabilidade dos alunos além de levá-los a um interesse maior no estudo dos conteúdos. A utilização da internet como principal ferramenta de pesquisa, segundo os resultados, propiciou aos alunos aprendizagens significativas que interferem de modo concreto em suas vidas. Concluímos que a metodologia também contribui para aproximar os alunos com os professores e estes com eles efetivando uma comunicação concreta e um processo de ensino-aprendizagem de caráter mediador. A utilização da tecnologia no meio educacional é uma forma efetiva de facilitação de aprendizagens significativas capazes de modificar a postura do professor e do aluno inaugurando novas formas de se ensinar e aprender.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eliete Correia dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectWebquestpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleWebquest no ensino de física: uma experiência em turmas da 3° série do ensino médio.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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