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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarboza Neto, Joaquim Gomes
dc.date.accessioned2014-10-09T16:43:04Z
dc.date.available2014-10-09T16:43:04Z
dc.date.issued2014-10-09
dc.identifier.otherCDD 303.483 3
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5416
dc.descriptionBARBOZA NETO, Joaquim Gomes. Proinfo: programa nacional de tecnologia educacional na Paraiba. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade atual, denominada de pós-moderna ou da informação, vive um período de intensas inovações técnicas e tecnológicas. Como conseqüência desses avanços, espaço e tempo se comprimem, produzindo o sentimento de sermos “suprimidos” por uma vasta gama de novos comportamentos, padrões, escolhas e sentimentos contraditórios de perdas e ganhos infinitamente rápidos. Na educação, o descompasso entre a compreensão deste cenário globalizado e a utilização das técnicas inovadoras, leva, por vezes, a um processo de ensino desmotivador. É nesse momento que o educador se pergunta onde está o engano, o equívoco. Não compreende a falta de interesse dos educandos, que leva ao baixo rendimento, à evasão ou mesmo ao fracasso escolar. Assim, na perspectiva do entendimento da sociedade da informação, buscou-se avaliar as concretudes do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) na Paraíba, investigando diretrizes, objetivos orientações educacionais governamentais, ações e parcerias do Programa, bem como a implementação do ProInfo no estado, enfatizando a nossa percepção sobre os depoimentos – de atores envolvidos – dispostos no portal oficial. A metodologia utilizada constou de programa de leituras, coleta de dados documentais disponibilizados no portal do Ministério da Educação (MEC), do Governo do Estado da Paraíba e na Coordenação Estadual do ProInfo e as notícias disponíveis no Portal do Governo do Estado, sistematizadas para análise. Resultados da investigação mostram que as ações do ProInfo têm dados grandes passos no que se refere à infraestrutura, mas que há um grande descompasso quando se trata de acesso à formação dos professores e multiplicadores, bem como certa resistência às inovaçõespt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Juliana Leopoldino Vilarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.titlePrograma nacional de tecnologia educacional na Paraibapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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