Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5418
Título: Perfil da comunidade Riacho fundo em relação ao EJA
Autor(es): Silva, Maria Alves da
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação brasileira
Comunidade Riacho Fundo
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo mostrar o panorama da Educação dos Jovens e Adultos (EJA), o qual é caracterizado pelo conjunto de métodos e aprendizagem que são desenvolvidos junto à população no intuito de reativar, a possibilidade de ler e escrever, ou até mesmo dá uma continuidade nos estudos, vindo dessa forma proporcionar uma nova maneira de planejar o futuro desses jovens e adultos. Perante a essa circunstância é preciso inventar métodos através dos organizadores da EJA, para que possam dinamizar o ensino, na intenção de trazer e manter essa população na escola de forma prazerosa. São muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, de maneira especial, na educação pública. Esse fato é consequência direta do que ocorre na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que operam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes. Aliado a isso, existe um fator primordial com relação às políticas públicas, que não tratam com seriedade o fator da educação no país, por ser tratar de investimentos que só trazem retorno em longo prazo, não sendo viável para expor como projeto de campanha em eleições. Sendo assim, esse estudo constituise uma pesquisa de campo junto à comunidade riacho fundo, procurando mapear a atual situação perante a educação dos jovens e adultos, levando em consideração a motivação existente dos mesmos em retornar a escola, e qual problemática é apontada pelo êxodo junto à escola com relação a programas a exemplo da EJA, que são oferecidos à comunidade. Para tanto, foi realizado um levantamento de material teórico centrado no referido tema e nos métodos utilizados para a coleta de dados. Também foram realizadas entrevistas diretas com os moradores, no intuito de estabelecer um contato pessoal com os entrevistados.
Descrição: SILVA, Maria Alves da. Perfil da comunidade Riacho fundo em relação ao EJA. 2014. 38f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5418
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Alves da Silva.pdfMaria Alves da Silva 1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.