Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/542
Título: Análise da atuação da fisioterapia na qualidade de vida de pacientes com fibromialgia: estudo de caso
Autor(es): Leal, Analice de Souza
Palavras-chave: Fisioterapia
Fibromialgia
Qualidade de vida
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: A fibromialgia (FM) é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, de origem desconhecida, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, cansaço e presença de pontos dolorosos sensíveis a digito-pressão em regiões anatomicamente bem determinadas chamadas de tender points. Além da dor, outros sintomas como distúrbios do sono, rigidez matinal, dispnéia e ansiedade são freqüentes. A FM leva a um impacto negativo na qualidade de vida do paciente em consequência de sua cronicidade. O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade de vida e a influência do tratamento fisioterapêutico em indivíduos com fibromialgia. As participantes foram avaliadas antes e após uma série de 25 condutas terapêuticas, integrantes de programas fisioterapêuticos. Para as análises pretendidas, foram utilizados dois questionários de avaliação da qualidade de vida: Fibromialgia Impact Questionnaire (FIQ) e Medical Outcomes Study 36-item ShortForm Health Survey (SF- 36). O tratamento fisioterapêutico teve duração de seis semanas, tendo uma interrupção devido ao recesso acadêmico de dois meses e retornando por mais sete semanas, com atendimento fisioterápico de duas sessões semanais, com duração de 45 minutos cada, totalizando 25 sessões, sendo 11 sessões antes do recesso e 14 sessões após o recesso. Resultados: De acordo com o FIQ houve melhora da qualidade de vida após o período de tratamento sem interrupção pelo recesso e piora dos escores da qualidade de vida no retorno das pacientes após o recesso. O SF-36 comprovou os resultados obtidos no FIQ com exceção do caso 1 em que houve resultados conflitantes, oportunamente apresentados. Concluiu-se que o impacto negativo da fibromialgia na qualidade de vida está vinculado com a intensidade da dor, fadiga, decréscimo da capacidade funcional e estado emocional sendo a fisioterapia de grande importância para a diminuição de tais sintomas e à conseqüente melhora da qualidade de vida.
Descrição: LEAL, A. de S. Análise da atuação da fisioterapia na qualidade de vida de pacientes com fibromialgia: estudo de caso. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/542
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Analice de Souza Leal.pdfAnalice de Souza Leal873.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.