Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5421
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Valter Pereira | |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T16:51:05Z | |
dc.date.available | 2014-10-09T16:51:05Z | |
dc.date.issued | 2014-10-09 | |
dc.identifier.other | CDD 371.5 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5421 | |
dc.description | GOMES, Valter Pereira. Indisciplina na sala de aula: causas e consequências no processo educacional de acordo com a opinião dos professores e alunos. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho acadêmico pretende analisar em uma escola municipal quais os fatores que levam alguns alunos serem indisciplinados, e verificar como a instituição está preparada para lidar com este fenômeno. A escolha da escola campo se deu pelo fato da mesma estar localizada na periferia e atender a várias comunidades carentes de seu entorno, localidades que apresentam um alto índice de violência. Nesse processo de pesquisa, aprimoramos nossos conhecimentos com a pesquisa teórica e aplicamos questionários com alguns componentes da escola, professor (a) e aluno (a). Os questionários foram tratados a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa levando-nos a alcançarmos nossos objetivos. A nossa abordagem baseou-se em teóricos da área estudada como Ferreira (2008), Vasconcelos (1999), Abramovay (2003), entre outros. O estudo revelou indícios de indisciplina em sala de aula, na instituição analisada e que a mesma não está preparada para enfrentar tal fenômeno , uma vez que não existe reflexão sobre o tema e muito menos discussão adequada a fim de preparar e apoiar às pessoas da comunidade escolar em relação às atitudes de combate e resistência a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa sinaliza para o fato de que não há nenhum programa na instituição que desenvolva ações eficazes para solucionar esse e outros atos de violência frequentes do dia-a-dia daquela escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Teresa Neuma de Farias Campinas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Indisciplina na sala de aula: causas e consequências no processo educacional de acordo com a opinião dos professores e alunos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Valter Pereira Gomes.pdf | Valter Pereira Gomes | 946.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.