Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Diva Rosângela
dc.date.accessioned2014-10-09T16:51:29Z
dc.date.available2014-10-09T16:51:29Z
dc.date.issued2014-10-09
dc.identifier.otherCDD 371.192
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5422
dc.descriptionNUNES, Diva Rosângela. Possibilidades de aprendizagens nos ciclos da alfabetização: a importância da leitura nesse processo. 2014. 54f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida numa escola da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, tendo como foco a análise das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita das crianças no Ciclo da Alfabetização. O estudo, no aspecto teórico metodológico foi pautado em uma abordagem qualitativa e constitui-se em um estudo de caso em uma escola do bairro de Mandacaru. A estrutura deste texto está organizada em capítulos: Na Introdução apresentamos o contexto e aproximação com o tema. No capítulo A alfabetização no Brasil: história e concepções pedagógicas tratamos de um breve histórico da alfabetização no Brasil e sua evolução no contexto escolar nas últimas décadas, seguido dos subtítulos: abordagem dos elementos conceituais da alfabetização e do letramento, suas aproximações metodológicas e operacionais esclarecendo as diferenças conceituais entre ambos e sua aplicabilidade. No capítulo A leitura e a escola analisamos os processos de aquisição da língua falada no âmbito da escolarização, do tempo e do espaço escolar, tratando do ensino em ciclos como alternativa para ressignificação das práticas escolares e apresentando a experiência de ciclos implantada na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. No capítulo Análise de dados analisamos os dados coletados em entrevista aos estudantes e professores das séries iniciais da referida escola. Concluímos este trabalho apresentando algumas reflexões acerca das implicações que interferem na aprendizagem e o que se pode fazer para o enfrentamento do problema.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Izandra Falcão Gomespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola-famíliapt_BR
dc.titlePossibilidades de aprendizagens nos ciclos da alfabetização: a importância da leitura nesse processo.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diva Rosângela Nunes.pdfDiva Rosângela Nunes 775.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.