Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5423
Título: A importância da merenda escolar para os alunos do turno da noite na escola estadual Mons. Odilon A. Pedrosa, Sapé/PB: um estudo de caso
Autor(es): Gusmão, Christiane Rose de Castro
Palavras-chave: Merenda escolar
Ensino público
Ensino noturno
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Infelizmente, para uma parte das famílias brasileiras, um dos principais motivos para matricularem seus filhos em uma escola pública é a oferta de Merenda Escolar, para muitos desses alunos é a primeira refeição do dia, e no caso dos adultos que estudam no turno da noite é a primeira refeição da noite, a qual encerra uma exaustiva jornada de trabalho. O presente trabalho teve como objetivos estabelecer uma relação entre a oferta da merenda escolar e a satisfação dos alunos mediante a regularidade e qualidade da merenda escolar, bem como, identificar suas preferências com relação aos alimentos oferecidos por uma escola estadual no município de Sapé, Mons. Odilon Alves Pedrosa, durante o turno da noite. Buscou-se, também, conhecer as dificuldades de implementação do programa, horário e sugestões que proporcionariam melhoria do serviço. Foi realizada uma pesquisa com alunos, professores, gestora e merendeiras, para a coleta de dados, e após análise foi constatado que existem vários conflitos em relação a oferta de merenda, como o horário que mais se adequa aos alunos, o turno de trabalho que dificulta o dinamismo de funcionamento da cantina, a burocracia por traz do gerenciamento de recursos. Enfim algo que deveria ser simples, que seria a oferta de alimento de boa qualidade que suprisse a necessidade de todos os alunos acaba se tornando algo gerador de conflitos, por causa da burocracia e da sobreposição do interesse individual, do funcionalismo público.
Descrição: GUSMÃO, Christiane Rose de Castro. A importância da merenda escolar para os alunos do turno da noite na escola estadual Mons. Odilon A. Pedrosa, Sapé/PB: um estudo de caso. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5423
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christiane Rosa de Castro Gusmão.pdfChristiane Rose de Castro Gusmão1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.