Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5425
Título: Proposta metodológica para o professor despertar no aluno do 5º ano interesse pela leitura em diferentes contextos
Autor(es): Assis, Zitila Brandão de
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Práticas pedagógicas
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: O presente trabalho apresenta uma questão polêmica existente nas escolas públicas que é a falta de estímulo dos alunos de 5º ano do ensino fundamental, com a leitura e escrita. Estes demonstram desinteresse com as tarefas escolares, prejudicando a dinâmica realizada em sala de aula. Tais questões levam os professores a buscarem alternativas motivadoras de suas práticas pedagógicas, levando-se em conta as dificuldades dos alunos. O trabalho em pauta tem como objetivo problematizar essa falta de interesse pela leitura e escrita, como também ativar seu empenho na construção de suas próprias produções, induzindo-o para compreensão e interpretação em diferentes contextos. Este projeto propõe o estudo e a reflexão das metodologias que serão aplicadas, as quais motivam a prática da leitura e escrita, e são considerados elementos facilitadores na construção de habilidades e competências leitoras, que lhes são peculiares na aprendizagem. Estas atividades aconteceram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Navarro Filho, localizada no bairro Valentina de Figueiredo, cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba. A mesma tem como um referencial teórico os artigos que mencionavam a temática, a utilização dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como também o acompanhamento da Proposta Pedagógica Curricular (PPC) por compreender que estes tem como meta uma filosofia voltada para a realidade dos alunos, atende suas principais necessidades e colaboram na construção do conhecimento através de conteúdos programados. Baseados neste contexto, educadores se interessam pelo desafio de aguçar o gosto pela leitura e aperfeiçoar a escrita em alunos do 5º ano. Nesta perspectiva, enfatiza-se também a importância do professor no desenvolvimento das práticas pedagógicas, que diante do desafio de inserir o aluno no universo da compreensão leitora, articula a motivação deste, para o reconhecimento dos elementos básicos que proporcione habilidades na realização do ato de ler. Com as metodologias aplicadas objetivou-se um melhor rendimento dos alunos em relação ao ato da leitura, escrita e compreensão de textos em diferentes contextos, bem como desenvolver suas competências leitoras para as séries posteriores.
Descrição: ASSIS, Zitila Brandão de. Proposta metodológica para o professor despertar no aluno do 5º ano interesse pela leitura em diferentes contextos. 2014. 36f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5425
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zitila Brandão de Assis.pdfZitila Brandão de Assis561.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.