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Título: Plano de usabilidade para melhoria da interação nos ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(es): Sousa, Kelly Cristina Trajano de
Palavras-chave: Ensino à distância
Usabilidade
Design de interação
Ambiente virtual de aprendizagem
Usuários
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Este trabalho aborda o uso de Plano de Usabilidade na construção dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), no processo de elaboração de um curso à distância, na plataforma MOODLE. O Teste de Usabilidade é um processo no qual os participantes representativos do público-alvo, ao qual o sistema é projetado, avaliam o produto de software baseados nos preceitos da Usabilidade de Sistemas. Este teste valida o modelo mental conceitual traçado pelo designer de interface do sistema e o desempenho do usuário ao interagir com ele. Verifica se o modelo conceitual do usuário acerca do software se aproxima daquele projetado pelo designer. Nesse processo de verificação e validação envolvem-se várias etapas com o usuário em ambiente controlado simulando o contexto real do seu uso. Esse estudo se apoia nos fundamentos do Design de Interação, área multidisciplinar, que analisa o design de produtos interativos que forneçam suporte às atividades cotidianas das pessoas, para implementar suas características no sistema que as atendam com eficiência e boa usabilidade. O Moodle arquitetado para o curso de especialização em “Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares” é o estudo de caso desta monografia, que tem como objetivo avaliar a interação dos cursistas com o ambiente virtual e analisar sua usabilidade, durante as disciplinas a distância do curso. O Plano de Usabilidade concebe testes concentrados em captar o perfil e necessidades dos usuários e implantá-las no sistema. Os sujeitos avaliados deste trabalho são os alunos da turma 15 do curso, utilizando o paradigma do estudo de campo com a observação presencial permitindo identificar melhor os requisitos para o design do sistema. As técnicas ministradas durante o processo de avaliação foram: aplicação de questionário com a finalidade de obter a experiência do usuário com o sistema, os pontos positivos e desfavoráveis; observação in loco e solicitação direta da opinião dos cursistas em sala de aula. O questionário foi dividido em duas categorias: “Perfil do Usuário” para obter as suas características e seu conhecimento prévio com a tecnologia; e a categoria “Experiência do Usuário no Moodle”, a respeito do nível de imersão do usuário no ambiente virtual de aprendizagem, as boas e más experiências, sugestões de alteração. Para que seja avaliado até que ponto o ambiente representa as suas necessidades. A amostra dos cursistas demonstrou uma maior facilidade no manuseio dos recursos tecnológicos em relação à média observada nas demais turmas do curso, mas foram revelados parâmetros válidos sobre o uso dos AVA como instrumento para o ensino-aprendizagem à distância, que servem para a construção dos ambientes, por conseguinte melhora da interação entre sistema e usuários. É sugerido um Plano de Usabilidade para a captura desses indicadores, a serem implantados no sistema. Confere-se que o uso do Plano contribui no processo de elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem, visto que insere o público-alvo do curso à distância nessa construção, gravando-se o seu perfil e as suas necessidades.
Descrição: SOUSA, Kelly Cristina Trajano de. Plano de usabilidade para melhoria da interação nos ambientes virtuais de aprendizagem. 2014. 64f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5426
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