Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/543
Título: Estudo do equilíbrio e sua relação com o risco de quedas através da estabilometria e baropodometria em hemiparéticos crônicos
Autor(es): Brito, Ana Stela Salvino de
Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico
Equilíbrio
Quedas
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) manifesta-se como a primeira causa mundial de incapacidades. A hemiparesia afeta o controle motor voluntário do hemicorpo acometido. Lesões no Sistema Nervoso acarreta déficits no equilíbrio, representando uma preocupação de saúde pública, devido associação com quedas. Objetivos: Caracterizar os dados sóciodemográficos e clínicos; investigar disfunções do controle postural, relacionados ao equilíbrio através do Baropodômetro Eletrônico em hemiparéticos crônicos. Materiais e métodos: Pesquisa transversal, descritiva e analítica, com abordagem quantitativa. A amostra constituiu de 10 pacientes, atendidos pelo Grupo de Assistência Interdisciplinar ao Paciente Hemiparético (GAIPH) na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foram utilizados os instrumentos: Formulário de Pesquisa, Ficha de Avaliação Neurológica, Baropodômetro eletrônico e Time Up And e Go Test. Os dados foram analisados através dos Software’s SPSS 16.0 e Graph Pad Prism 4.02, sendo expressos em porcentagem, média e desvio padrão da média. Resultados: A idade média foi de 54,5±8,5 anos, com 60% do gênero masculino. Quanto aos dados clínicos, 70% acometido de AVE isquêmico e 60% com predomínio braquial. Relacionado ao histórico de quedas, 50% sofreram quedas. No estadiamento clínico, 50% foram classificados no Grau III. Na estabilometria, as oscilações corporais foram maiores nas condições de olhos fechados. Na baropodometria, evidenciou-se maior distribuição corporal e superfície de contato no membro não afetado. Na avaliação do risco de quedas, 80% encontravam-se no nível moderado. Conclusão: Baseado nos resultados, os hemiparéticos crônicos eram predominantemente homens; acometidos por AVE isquêmico, com predomínio braquial e grau de incapacidade moderada; disfunções na estabilidade postural e simetria corporal com risco de quedas moderado.
Descrição: BRITO, A. S. S. de. Estudo do equilíbrio e sua relação com o risco de quedas através da estabilometria e baropodometria em hemiparéticos crônicos. 2011. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/543
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Stela Salvino de Brito.pdfAna Stela Salvino de Brito411.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.