Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5431
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Maria de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T17:38:02Z | - |
dc.date.available | 2014-10-09T17:38:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.91 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5431 | - |
dc.description | PEREIRA, Maria de Fátima. A educação do campo na agenda política educacional: conquistas e desafios. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | a discussão em torno da educação do campo nos remete a algumas questões preliminares indispensáveis na compreensão do que atualmente se coloca no campo teórico desta temática. Uma destas questões é a necessária distinção entre campo e rural. Outra é a relação entre educação e sociedade. Neste sentido o presente trabalho traz como tema a educação do campo na política educacional. A partir da questão: qual a trajetória da luta por uma educação do campo e como esta educação foi, nas últimas décadas, se inserindo na agenda política educacional brasileira? Quais as principais conquistas e desafios? Estas questões se constituem como questões orientadas desta pesquisa, que objetiva analisar a trajetória histórica da luta em torno da educação do campo. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter documental, tendo como principais documentos os textos finais das Conferências Nacionais de Educação e a resolução do CNE - CBE nº 1/2003. Como principais resultados e considerações destacamos a forte vinculação do movimento da educação do campo como os movimentos e organizações sociais que lutam pela democratização e posse da terra e que a articulação em prol da Educação do Campo, iniciada na década de 1990, tem se fortalecido e conseguiu pautar a educação do campo na agenda política educacional do país. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Carlos Nunes Guimarães | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.title | A educação do campo na agenda política educacional: conquistas e desafios | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Fátima Pereira.pdf | Maria de Fátima Pereira | 467.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.