Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZenaide, Maria de Lourdes de Almeida Machado Montenegro-
dc.date.accessioned2014-10-09T17:49:25Z-
dc.date.available2014-10-09T17:49:25Z-
dc.date.issued2014-10-09-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5433-
dc.descriptionZENAIDE, Maria de Lourdes de Almeida Machado Montenegro. Educação, cidadania e exclusão na contemporaneidade. 2014.50f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste resumo apresenta o resultado da pesquisa que teve como objetivo detectar os problemas que geram a falta de aprendizagem nos alunos, impedindo-os de se construírem como cidadãos. Definimos como campo de pesquisa a Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity. Como publico alvo os alunos do Ensino Médio que apresentam dificuldades no aprendizado bem como, aqueles que não demonstram interesse pelos os estudos. Utilizamos como instrumento para e coleta de dados a observação e o questionário. Apresentaremos aqui algumas constatações: 5,9% dos alunos veem os/as professores/as com descaso; 31,92% não tem uma disciplina rígida e, por isso, não estão habituados a obedecer, dando origem a inquietação na sala de aula desviando a atenção dos colegas. Outros ficaram em dúvida em relação aos estudos na atualidade; 29,41% não estão satisfeitos com a escola; o que acarreta revolta e falta de respeito para com todos na escola. Todos querem ter uma profissão, mas 9,8% não demostraram a vontade de terminar um curso superior, querem uma qualificação para ter uma vida digna para constituir uma família; 74,5% não contam com ajuda doméstica para resolver as tarefas da escola, o que causa desestímulo na medida em que sozinhos não superam as barreiras do aprendizado. São alguns dos posicionamentos que nos apontam a desvalorização do conhecimento que favorece ao exercício da cidadania e evitam a exclusão escolar e social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEdudaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectExclusão escolarpt_BR
dc.titleEducação, cidadania e exclusão na contemporaneidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Lourdes de Almeida Machado Montenegro Zenaide.pdfMaria de Lourdes de Almeida Machado Montenegro Zenaide 599.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.