Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Maria Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2014-10-09T17:59:09Z-
dc.date.available2014-10-09T17:59:09Z-
dc.date.issued2014-10-09-
dc.identifier.otherCDD 363.728-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5443-
dc.descriptionARAÚJO, Maria Cavalcanti de. Desafio da EJA: a não permanência dos alunos do segundo ano médio EJA na sala de aula na E. E. E. Fundamental e médio cônego Francisco Gomes de Lima. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA educação de jovens e adultos (EJA) está prevista na LDB 9.394/96 e faz parte integrante da Educação Básica, apresentando-se, em muitos casos, como única alternativa para a continuação dos estudos. O principal objetivo dessa pesquisa consistiu em analisar o porquê da não permanência na sala de aula do aluno do 2º ano médio EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Francisco Gomes de Lima. Foram utilizados questionários com um grupo de 26 alunos. Estes questionários foram elaborados com questões objetivas e subjetivas, respondidas anonimamente. Foram feitas também observações sobre esses alunos que ficaram fora da sala de aula; a respeito dos conteúdos trabalhados e do relacionamento com os professores. O resultado levar-nos-á a analisar melhor o currículo trabalhado, a formação do professor e as relações humanas. Entre as quatro paredes da sala de aula e num período de seis meses, poucos são capazes de fazer milagres. Na educação de jovens e adultos almeja-se uma educação que contribua para a formação de homens e mulheres com consciência social e responsabilidade histórica em busca da melhoria de qualidade de vida para todos. Como educadora estamos contribuindo para uma melhoria da educação, um índice menor de evasão, inclusive a evasão interna (a não permanência na sala de aula), a redução do fracasso escolar e consequentemente trabalhando a inclusão social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titleDesafio da EJA: a não permanência dos alunos do segundo ano médio EJA na sala de aula na E. E. E. Fundamental e Médio Cônego Francisco Gomes de Limapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Cavalcanti de Araújo.pdfMaria Cavalcanti de Araújo 908.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.