Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5443
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Maria Cavalcanti de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T17:59:09Z | - |
dc.date.available | 2014-10-09T17:59:09Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 363.728 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5443 | - |
dc.description | ARAÚJO, Maria Cavalcanti de. Desafio da EJA: a não permanência dos alunos do segundo ano médio EJA na sala de aula na E. E. E. Fundamental e médio cônego Francisco Gomes de Lima. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação de jovens e adultos (EJA) está prevista na LDB 9.394/96 e faz parte integrante da Educação Básica, apresentando-se, em muitos casos, como única alternativa para a continuação dos estudos. O principal objetivo dessa pesquisa consistiu em analisar o porquê da não permanência na sala de aula do aluno do 2º ano médio EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Francisco Gomes de Lima. Foram utilizados questionários com um grupo de 26 alunos. Estes questionários foram elaborados com questões objetivas e subjetivas, respondidas anonimamente. Foram feitas também observações sobre esses alunos que ficaram fora da sala de aula; a respeito dos conteúdos trabalhados e do relacionamento com os professores. O resultado levar-nos-á a analisar melhor o currículo trabalhado, a formação do professor e as relações humanas. Entre as quatro paredes da sala de aula e num período de seis meses, poucos são capazes de fazer milagres. Na educação de jovens e adultos almeja-se uma educação que contribua para a formação de homens e mulheres com consciência social e responsabilidade histórica em busca da melhoria de qualidade de vida para todos. Como educadora estamos contribuindo para uma melhoria da educação, um índice menor de evasão, inclusive a evasão interna (a não permanência na sala de aula), a redução do fracasso escolar e consequentemente trabalhando a inclusão social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.title | Desafio da EJA: a não permanência dos alunos do segundo ano médio EJA na sala de aula na E. E. E. Fundamental e Médio Cônego Francisco Gomes de Lima | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Cavalcanti de Araújo.pdf | Maria Cavalcanti de Araújo | 908.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.