Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5444
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Ana Neide Lira Souza | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T17:59:54Z | - |
dc.date.available | 2014-10-09T17:59:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5444 | - |
dc.description | GOMES, Ana Neide Lira Souza. Educação à distância: Um instrumento para a democratização de saberes. 2014. 42f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo passa por vastas e intensas mudanças sociais, econômicas e políticas. Um dos vetores de aceleração desse amplo desenvolvimento são as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) dentro de um contexto no qual a informação ou o conhecimento adquirem centralidade, atuando, na visão de diversos autores, como catalisadores desenvolvimentistas gerando, segundo Castells (2005), Squirra (2002) uma “sociedade da informação” ou uma “sociedade em rede”. Essa “sociedade da informação” ou “sociedade em rede”, conceito trazido, por exemplo, por Hinssen (2003), experimenta um processo evolutivo maior do que o imaginado. Como fruto desse alto desenvolvimento das TIC, surge a Educação a Distância, caracterizada agora como tipo de ensino e não só um desdobramento da educação presencial, segundo o que defendem Freitas e Costa (2005). A alteração em quase 70% de matrículas e de acessos dos mais diversos públicos traz uma noção de EAD atrelada à democratização do ensino, além de se configurar como uma nova „cara‟ para a educação como um todo, também fazendo parte das interligações e conexões globais e contemporâneas num tripé entre ensino-aprendizagem-tecnologias, essa ultima atuando como mediação nesse processo educativo. Assim, este trabalho visou resgatar as concepções, as origens e as transformações da EAD no Brasil e no mundo, bem como investigar o processo de democratização do ensino a partir de documentos oficiais, em especial os encontrados na Associação Brasileira de Educação à Distância, bem como nos sites da Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e do Governo Federal, alem de vasta pesquisa bibliográfica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eneida Maria Gurgel de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Democratização do ensino | pt_BR |
dc.title | Educação à distância: um instrumento para a democratização de saberes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Neide Lira Souza Gomes.pdf | Ana Neide Lira Souza Gomes | 813.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.