Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5448
Título: As mídias e tecnologias em sala de aula e suas contribuições no ensino
Autor(es): Vasconcelos, Luiz Cláudio Melo de
Palavras-chave: Informática na educação
Mídias
Recursos tecnológicos
Ensino de matemática
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Este trabalho aborda o tema As mídias e tecnologias em sala de aula e suas contribuições no ensino de Matemática, tendo como objetivo investigar a importância dos recursos tecnológicos enquanto ferramentas facilitadoras da aprendizagem no ensino de Matemática. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, envolvendo um grupo de dez professores de Matemática de sete escolas públicas do estado da Paraíba, utilizando como instrumento a entrevista via e-mail. Como suporte teórico, utilizou-se os Parâmetros curriculares nacionais (1988), e autores como, D’Ambrosio (1990; 1996), Gentile (2000), Monteiro (2010), Moran (2011), entre outros. Com base nos resultados encontrados, foi possível apontar aspectos positivos e negativos que envolvem o uso dos recursos midiáticos em sala de aula na disciplina de Matemática. Os dados revelam que a maioria dos professores entrevistados é favorável ao uso de tais ferramentas em situações de ensino e aprendizagem; entretanto, reconhecem as limitações para um trabalho diferenciado com as mídias. Conclui-se que os meios de comunicação e informação apresentam sua importância no ensino, e a utilização da tecnologia, como instrumento para auxiliar o professor em suas aulas, associada a propostas educacionais adequadas podem resultar em práticas pedagógicas estimulantes da aprendizagem.
Descrição: VASCONCELOS, Luiz Cláudio Melo de. As mídias e tecnologias em sala de aula e suas contribuições no ensino. 2014. 56f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5448
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luis Cláudio Melo de Vasconcelos.pdfLuiz Cláudio Melo de Vasconcelos 1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.