Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5463
Título: Governança Local: trajetória do arranjo produtivo local de Quartzito em Várzea, PB
Autor(es): Araújo, Jordânia Maria de
Palavras-chave: Governança
Trajetória
APL
Quartzito
Data do documento: 10-Out-2014
Resumo: Tendo por objetivo compreender os desafios de governança local no desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local - APL de Quartzito no município de Várzea/PB, este estudo parte da abordagem de governança, enquanto conjunto de processos, decisões e relações que permeiam todos os atores em torno de uma atividade, no âmbito de determinado contexto econômico, político e social. Analisa-se o caso do APL de Quartzito em Várzea, no intuito de conhecer os gargalos que comprometem a sua sustentabilidade, referentes à articulação entre os diversos atores do arranjo, no contexto das relações econômicas, políticas e sociais. O estudo de caso foi analisado a partir de dados bibliográficos e documentais; e entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da técnica de análise conteúdo. Após caracterizar o setor e definir sua trajetória, a análise dos resultados segue cada uma de suas fases: (1) Garimpagem: 1984-1990; (2) Beneficiamento e Comercialização: 1991-2006; (3) Pesquisa Mineral: 2007-2009; (4) Reaproveitamento dos Resíduos: 2010-2014. Foi possível verificar ao longo da trajetória que os benefícios econômicos e sociais provenientes dessa atividade ainda não são os desejáveis, prejudicando o desenvolvimento do arranjo. Tal configuração pode ser relacionada à governança local, a qual apresenta desafios a serem superados quanto à articulação entre os atores.
Descrição: ARAÚJO, J. M. Governança Local: trajetória do arranjo produtivo local de Quartzito em Várzea, PB. 2014. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5463
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordânia Maria de Araújo.pdfJordânia Maria de Araújo627.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.