Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5467
Título: Desafios do processo sucessório em empresas familiares: um estudo de caso em uma empresa da cidade de Santas Luzia, PB
Autor(es): Santos, Suení Alves de Araújo
Palavras-chave: Empresa familiar
Processo sucessório
Planejamento da sucessão
Data do documento: 10-Out-2014
Resumo: O presente trabalho buscou compreender os desafios de gestão enfrentados no processo sucessório em uma empresa familiar do ponto de vista dos sucessores, no que diz respeito à profissionalização e o planejamento da sucessão. Para atingir o objetivo, realizou-se um estudo de caso, cuja coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista com o empresário e o sucessor. Os dados coletados foram analisados através da análise de conteúdo e comparados aos conceitos do planejamento da sucessão e da profissionalização do sucessor. O estudo verifica se há um planejamento para a sucessão em uma pequena empresa e como os desafios de troca de comando são enfrentados. A partir da análise dos resultados, foi possível perceber que houve dificuldades quanto ao planejamento e no processo de transição do controle da empresa. Em relação aos desafios, os principais encontrados foram o desligamento do gestor da empresa e a confiança de passar o seu controle para o sucessor, por parte do empresário. Já em relação ao sucessor, os principais desafios foram a obtenção de confiança de seu pai e dos fornecedores e a manutenção de uma gestão eficiente para que a empresa continuasse alcançando os resultados esperados. Também foi possível perceber que a falta do planejamento não foi um empecilho para o início do processo de sucessão e que a profissionalização do sucessor, transcorreu de forma satisfatória, envolvendo elementos como a busca de conhecimentos e receptividade do sucessor a novos processos gerenciais.
Descrição: SANTOS, S. A. A. Desafios do processo sucessório em empresas familiares: um estudo de caso em uma empresa da cidade de Santas Luzia, PB. 2014. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5467
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suení Alves de Araújo Santos.pdfSuení Alves de Araújo Santos364.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.