Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLemos, Gustavo Guimarães-
dc.date.accessioned2014-10-10T13:37:21Z-
dc.date.available2014-10-10T13:37:21Z-
dc.date.issued2014-10-10-
dc.identifier.other21. ed. CDD 658.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5483-
dc.descriptionLEMOS, G. G. Endomarketing: uma análise das ações de Marketing voltadas ao público interno de uma microempresa. 2014. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAs pessoas sempre serão os principais agentes de mudança e de desenvolvimento nas empresas. Nada substitui o valor e a capacidade do ser humano. Várias empresas já reconhecem isso e estão buscando alinhar seus objetivos organizacionais com os individuais. O endomarketing representa a prova real da importância das pessoas no sucesso de uma organização. Um cliente feliz parte de um funcionário feliz. Realizar endomarketing é qualquer ação, seja ela complexa ou simples, que gere uma aproximação maior entre funcionário e empresa, objetivando motivação e comprometimento. O objetivo geral deste estudo é identificar ações de endomarketing praticadas em uma microempresa de serviços de informática e personalização diversa, localizada em Itaporanga-PB. O estudo de caso foi realizado através de entrevistas por pauta realizadas com o gestor e os funcionários da microempresa. O contexto das microempresas é propício ao endomarketing devido à alta proximidade entre seus membros e a facilidade de comunicação. Constatou-se que a microempresa pratica ações de endomarketing, ainda que de maneira não planejada e simples, pois busca, na tentativa de tornar a empresa atrativa, valorizar e respeitar os seus funcionários, recompensar o trabalho, proporcionar um adequado espaço físico, um clima organizacional agradável e democratizar a informação interna.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Érika Campos Marinho de Goes Pirespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectMicroempresapt_BR
dc.subjectFuncionáriospt_BR
dc.titleEndomarketing: uma análise das ações de Marketing voltadas ao público interno de uma microempresapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Guimarães Lemos.pdfGustavo Guimarães Lemos230.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.