Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5488
Título: O processo de favelização no município de Remígio - PB: estudo de caso da Vila Queimadas
Autor(es): Cordeiro, André Silva
Palavras-chave: Comunidade Suburbana
Favelização
Ocupação Irregular
Aglomerado Subnormal
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente estudo faz uma análise do processo de favelização que ocorre no município de Remígio caracterizado pela presença marcante de ocupações irregulares que tem chamado a atenção por serem áreas desprovidas de infraestrutura básica de moradia com uma população bastante pobre sobrevivendo em condições subumanas. Partindo para o campo da análise, será apresentado como referência um estudo de caso da localidade conhecida por Vila Queimadas, um aglomerado subnormal (de acordo com o IBGE) de ocupação irregular localizada às margens da PB-105 saída de Remígio para a cidade de Arara. O estudo foi realizado através da pesquisa de campo, além de levantamentos bibliográficos e registros fotográficos. Também foram efetuadas entrevistas com os moradores e feitas observações do local da pesquisa para assim traçar um perfil das condições socioeconômicas das famílias residentes nessa localidade para mostrar desse modo que o município de Remígio apresenta em seu território bolsões de pobrezas que muitas vezes são ignorados pelo poder público e pela própria sociedade, reflexo de um processo de favelização presente no município que deve ser conhecido e tomadas medidas de políticas públicas de combate a esse processo a curto, médio e longo prazo.
Descrição: Cordeiro, A. S. O processo de favelização no município de Remígio - PB: estudo de caso da Vila Queimadas. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5488
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Silva Cordeiro.pdfAndré Silva Cordeiro23.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.