Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5489
Título: O que predomina em Édipo Rei de Sófocles: liberdade ou destino?
Autor(es): Sousa, José Givaldo de
Palavras-chave: Filosofia
Liberdade
Destino
Tragédia
Édipo Rei
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo levantar a seguinte questão: o que predomina em Édipo Rei de Sófocles: é a liberdade ou o destino? A partir desta indagação visa-se compreender o que determina a busca do homem na construção de seus ideais na vida. Ele tenta de toda forma, modificar o que para muitos, seria uma predestinação e que para outros seria apenas o rumo normal da vida pela qual se tem a liberdade de escolha sobre suas ações na busca de direcionar sua vida, contrapondo a profecia feita pelo Delfo. Através desse questionamento, temos por objetivo definir o significado das palavras liberdade e destino, numa visão que perpassa toda a tragédia escrita por Sófocles e também as formas que cada uma adquire no desenvolvimento da mesma. Para que isso aconteça se faz necessário conhecer um pouco mais sobre o que é tragédia, bem como as formas de diálogo da qual é desenvolvida na cultura dos gregos. Por fim, todas estas vivências estão integradas na vida do homem e sendo assim, se faz necessário confrontar estas ideias para formular o conhecimento sobre ao que torna mais preponderante na vida de Édipo, se é a liberdade ou o destino.
Descrição: Sousa, J. G. de. O que predomina em Édipo Rei de Sófocles: liberdade ou destino?. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5489
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Givaldo da Sousa.pdfJosé Givaldo da Sousa5.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.