Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5492
Título: O conjunto Novo Cruzeiro enquanto fenômeno de expansão urbana da Campina Grande - PB
Autor(es): Nunes, Lucas da Silva
Palavras-chave: Ubanização
Cidades Médias
Novo Cruzeiro
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de urbanização no Bairro do Novo Cruzeiro, na cidade de Campina Grande, Paraíba, bairro que tem início com a construção de um conjunto habitacional projetado pela Construtora Rocha Cavalcante e Ltda, empresa que detinha uma grande propriedade de terra na localidade, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande projetou o conjunto que através de financiamentos contemplou servidores municipais. Posteriormente, a mesma construtora começou a lotear e vender casas e terrenos. Diante dessa realidade, o conjunto foi sendo ocupado pela população, mesmo não tendo todas as condições básicas de moradia, a exemplo de saneamento básico, calçamento e transporte deficitário. Nesse contexto, o Novo Cruzeiro aparece como objeto da pesquisa em face do seu processo de urbanização. A questão central da pesquisa está em analisar os agentes que contribuem e foram decisivos para alavancar o processo de urbanização na área estudada. Nessa perspectiva, o trabalho vem demonstrar toda a dinâmica histórica, política e social que contribuíram de forma direta para a evolução desse processo. A metodologia utilizada fundamentou-se na Corrente Crítica do Pensamento Geográfico através do materialismohistórico-dialético. Logo, por sua vez, esta vertente dialoga com a Corrente Humanista a partir do método fenomenológico numa tentativa de compreensão mais abrangente do objeto de estudo. O estudo tem como ponto de partida conhecimentos empíricos. No tocante aos procedimentos metodológicos, a pesquisa entrevistou moradores da comunidade e fez coleta de dados em órgãos institucionais do município, a SEPLAN (Secretaria de Planejamento), e do Estado da Paraíba, CEHAP (Companhia Estadual de Habitação Popular), além da obtenção de informações frente a Construtora Rocha Cavalcante e Ltda. E para uma melhor análise fez-se necessário realizar observações in loco e utilização de imagens de satélite do aplicativo Google Earth para um melhor mapeamento e análise da área estudada. O estudo seguiu divisões de seções a partir da compreensão histórica da gênese do processo de urbanização de Campina Grande – PB, em seguida, faz uma análise do estudo do fenômeno ocorrido em cidades de porte médio, e parte uma análise do processo de urbanização no bairro do Novo Cruzeiro, com todas as suas especificidades e consequências. Assim, constatou-se através da pesquisa que o bairro do Novo Cruzeiro é resultante de um momento de crescimento urbano que vivencia o país, juntamente, com a cidade de Campina Grande- PB, motivado pela atuação do Estado e da especulação da iniciativa privada.
Descrição: Nunes, L. da S. O conjunto Novo Cruzeiro enquanto fenômeno de expansão urbana da Campina Grande - PB. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5492
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas da Silva Nunes.pdfLucas da Silva Nunes17.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.