Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/550
Título: Prevalência de displasia broncopulmonar em uma UTI - neonatal no município de Campina Grande - PB
Autor(es): Gadelha, Ylanna Suimey da Silva Bezerra Gomes
Palavras-chave: Doença pulmonar
Displasia broncopulmonar
Neonatologia
Recém-nascido
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: A prematuridade é hoje o principal fator de risco para a Displasia Broncopulmonar (DBP), esta é reconhecida como uma doença pulmonar crônica ocasionada por oxigenoterapia prolongada, sendo uma das principais causas de doença respiratória crônica na infância. Além dos seus altos índices de mortalidade, pode causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor. Objetivos: Identificar a prevalência de DBP em neonatos de uma UTI - Neonatal no município de Campina Grande – PB, identificar os fatores predisponentes e/ou associados à DBP e traçar o perfil clínico dos neonatos com tal diagnóstico. Metodologia: Pesquisa quantitativa, do tipo transversal e documental. A amostra foi constituída por Recém-Nascidos (RN) que foram admitidos na UTI-Neonatal no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2009, submetidos à oxigenoterapia e que obtiveram o diagnóstico de DBP. No período foram admitidos 506 RN destes, 06 receberam diagnóstico de DBP, porém, apenas 05 foram incluídos no estudo por atenderem aos critérios de inclusão, representando 1% da população. Resultados e Discussão: Diante dos resultados, foi observado que os 05 RN com DBP nascidos no referido hospital apresentaram uma média de 32 semanas de idades gestacional, 02 RN necessitaram de tempo prolongado (superior a 28 dias) em VMI, sendo a média de tempo de internação de 82 dias. A SDR esteve presente em 05 RN e foi um dos agravantes para o desenvolvimento da DBP, implicando em uma média de 58 dias de dependência da oxigenoterapia. No que se refere ao acompanhamento clínico, 05 RN receberam tratamento fisioterapêutico. Foi observado exposição fetal a Doença Hipertensiva Específica da Gravidez em 02 RN e tendência significativa de exposição a infecções intra-uterina em 02 RN, sendo a infecção do trato urinário a mais comum. Conclusão: Toda a amostra foi constituída de RN cujas genitoras foram acompanhadas no serviço de pré-natal de alto risco, sendo esta assistência de extrema importância para prevenção da prematuridade e das morbidades conseqüentes, entre estas a DBP. Foi observado no estudo a influência da SDR e dos longos períodos de oxigenoterapia na etiologia da DBP, devendo ser esta assistência um alvo de mais estudos.
Descrição: GADELHA, Y. S. da S. B. G. Prevalência de displasia broncopulmonar em uma UTI-neonatal no município de Campina Grande-PB. 2010. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/550
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ylanna Suimey da Silva B. G. Gadelha.pdfYlanna Suimey da Silva B. G. Gadelha1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.