Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Eva Maria da-
dc.date.accessioned2014-10-13T12:52:10Z-
dc.date.available2014-10-13T12:52:10Z-
dc.date.issued2014-10-13-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5507-
dc.descriptionSilva, E. M. da. Ensino de geografia: possibilidades de uma prática pedagógica a partir do recurso didático cordel. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA Geografia possui uma efetiva reflexão junto ás ações humanas em suas múltiplas dimensões e relações socioculturais. Ensinar esta ciência requer desafios no tocante ao planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem junto aos alunos, por isso é necessário que os jovens vejam por meio dos diversos recursos didáticos os conteúdos e abordagens geográficas, como exemplo, por meio de cordéis. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é destacar a possibilidade da construção do ensino de Geografia por meio do uso de cordéis, sobretudo para se entender o universo regional e espacial do Nordeste brasileiro e de sua diversidade social, cultural e ambiental. Dessa maneira, foi usada para a construção dessa pesquisa uma tipologia bibliográfica, com abordagem qualitativa. Para tanto é relevante dentro da Prática Pedagógica em Geografia utilizar a Literatura de Cordel estimulando a construção de conceitos, das categorias geográficas e das singularidades que configuram o Nordeste brasileiro, para além de uma região, sendo entendida também como lugares, paisagens, espaços e territórios, sendo este um recurso didático que permite uma contextualização real dos conteúdos geográficos no cotidiano dos alunos, além da socialização do conhecimento. Reconhecer a importância da Literatura de Cordel junto com a Geografia, é um ato que pode perpetuar junto as gerações uma construção de uma identidade regional, cultural, e Geográfica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleEnsino de geografia: possibilidades de uma prática pedagógica a partir do recurso didático cordelpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eva Maria da Silva.pdfEva Maria da Silva4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.