Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5507
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Eva Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-13T12:52:10Z | - |
dc.date.available | 2014-10-13T12:52:10Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5507 | - |
dc.description | Silva, E. M. da. Ensino de geografia: possibilidades de uma prática pedagógica a partir do recurso didático cordel. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Geografia possui uma efetiva reflexão junto ás ações humanas em suas múltiplas dimensões e relações socioculturais. Ensinar esta ciência requer desafios no tocante ao planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem junto aos alunos, por isso é necessário que os jovens vejam por meio dos diversos recursos didáticos os conteúdos e abordagens geográficas, como exemplo, por meio de cordéis. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é destacar a possibilidade da construção do ensino de Geografia por meio do uso de cordéis, sobretudo para se entender o universo regional e espacial do Nordeste brasileiro e de sua diversidade social, cultural e ambiental. Dessa maneira, foi usada para a construção dessa pesquisa uma tipologia bibliográfica, com abordagem qualitativa. Para tanto é relevante dentro da Prática Pedagógica em Geografia utilizar a Literatura de Cordel estimulando a construção de conceitos, das categorias geográficas e das singularidades que configuram o Nordeste brasileiro, para além de uma região, sendo entendida também como lugares, paisagens, espaços e territórios, sendo este um recurso didático que permite uma contextualização real dos conteúdos geográficos no cotidiano dos alunos, além da socialização do conhecimento. Reconhecer a importância da Literatura de Cordel junto com a Geografia, é um ato que pode perpetuar junto as gerações uma construção de uma identidade regional, cultural, e Geográfica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Literatura de Cordel | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.title | Ensino de geografia: possibilidades de uma prática pedagógica a partir do recurso didático cordel | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eva Maria da Silva.pdf | Eva Maria da Silva | 4.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.