Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/551
Título: Influência das aferências visuais nos parâmetros do controle postural de hemiparéticos
Autor(es): Lopes, Johnnatas Mikael
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral
Controle postural
Reabilitação
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: O presente estudo teve o intuito de verificar quais as influências das informações visuais nos parâmetros do controle postural de hemiparéticos crônicos. Foi utilizada uma amostra de 12 hemiparéticos que se submeteram a uma avaliação do sistema de controle postural em plataforma de força, a fim de obter dados a respeito dos parâmetros espaciais e temporais do controle postural nas direções ântero-posterior e médio-lateral. Adotou-se como variáveis preditoras a condição visual, com visão e sem visão, e as posturas verticais bipodal e semitandem que foram assumidas durante 30s em três tentativas sobre a plataforma. Para se determinar a influência visual sobre os parâmetros do controle postural utilizou-se uma análise multivariada de medidas repetidas e para comparar as direções e as condições fez-se uso de análise univariada, sendo considerado α ≤ 0,05. Observou-se que os parâmetros temporais do controle postural não estão sob influência das aferências visuais (p>0,05). Por outro lado, os parâmetros espaciais demonstraram-se ser explicados em parte pela as aferências visuais (p≤0,05), principalmente na direção médio-lateral, na condição sem visão sendo a menos estabilizante. Desta forma, pode-se concluir que as aferências visuais não interferem em todos os parâmetros do controle postural, tendo uma predileção pelas variáveis espaciais.
Descrição: LOPES, J. M. Influência das aferências visuais nos parâmetros do controle postural de hemiparéticos. 2010. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/551
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Johnnatas Mikael Lopes.pdfJohnnatas Mikael Lopes408.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.