Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5511
Título: Representação da questão racial nas letras de RAP: olhares de jovens do ensino médio
Autor(es): Nascimento, Diógenes Hilário do
Palavras-chave: Racismo
RAP - Estilo Musical
Didática
Ensino Médio
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O rap vem ganhando destaque como sendo um estilo musical cuja estrutura de suas letras é caracterizada pela crítica e denuncia de preconceito manifestado na sociedade seja de questão de origem social, de gênero ou étnico-racial. A proposta desse trabalho é esclarecer de que maneira os estudantes do ensino médio negros e não negros, percebem a questão do racismo na sociedade brasileira e se posicionam sobre as relações raciais através das músicas de rap. Este estudo tem como objetivo compreender como a letra da música de rap discute sobre o preconceito e a discriminação racial e como estas podem ser utilizadas na escola entre alunos do ensino médio. O referencial teórico está articulado aos estudos desenvolvidos por Michel de Certeau sobre as táticas e estratégias. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa à partir de um estudo de caso que é um tipo de pesquisa que privilegia um caso particular. Trabalhamos com a pesquisa bibliográfica através da análise do material relativo a temática que envolve este estudo. A partir deste estudo, compreendemos que este trabalho contribui para o entendimento acerca da prática do racismo inserido em diversas instâncias da sociedade.
Descrição: Nascimento, D. H. do. Representação da questão racial nas letras de RAP: olhares de jovens do ensino médio. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5511
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diógenes Hilário do Nascimento.pdfDiógenes Hilário do Nascimento6.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.