Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5512
Título: (Re) construindo sujeitos, (Re) telhando espaços: experiências e práticas de mulheres na cidade de Nova Palmeira - PB (1985-1995)
Autor(es): Dantas, Priscila Mayara Santos
Palavras-chave: Movimento Feminista
Mulheres
Feminismo
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivohistoricizaras experiências e práticas de mulheres na cidade de Nova Palmeira, entre 1985 a 1995, intencionando apreender quais transformações se gestaram ao longo dessa atuação e quais espaços de poder foram se “edificando” nesse percurso, uma vez que nos deparamos, dentro do recorte temporal estabelecido, com a constituição de um movimento sindical direto, com a formação do Partido dos Trabalhadores (PT) e com a fundação do Centro de Educação Popular – CENEP (organização não-governamental), enquanto espaços direcionados por elas. O mapeamento das práticas femininasem consonância com as entrevistas realizadas com quatro mulheres (Tedinha, Mocinha, Marizinha e Nega Lourdes), das quais nos propusemos apresentar com evidência, permitiu tecermos uma história ainda não contada pela historiografia. Além das entrevistas, analisamos outras fontes: revisão bibliográfica sobre o tema, a coleta e análise de documentos oficiais e não-oficiais, fotografias, correspondências, cadernos particulares, pesquisados nas várias entidades institucionais da cidade, como STR, o CENEP, o SIMPUC, a Câmara de Vereadores, a Prefeitura, o PT. As contribuições de análise sobre o cotidiano, tecidas por Michel de Certeau, nos foram fundamentais para percebermos as práticas realizadas cotidianamente por essas mulheres ao logo do tempo, bem como os conceitos de experiência e consciência de classe de Edward Thompson, que nos possibilitou apreender os movimentos e percepções sobre organização e luta por parte dessas mulheres.
Descrição: Dantas, P. M. S. (Re) construindo sujeitos, (Re) telhando espaços: experiências e práticas de mulheres na cidade de Nova Palmeira - PB (1985-1995). 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5512
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Mayara Santos Dantas.pdfPriscila Mayara Santos Dantas27.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.