Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5516
Título: A casa do povo: Câmara Municipal de Campina Grande - Casa Félix Araújo
Autor(es): Fernandes Júnior, Rildo Cavalcanti
Palavras-chave: Câmara Municipal de Campina Grande - PB
Historiografia
História da Paraíba - Período Colonial
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a Câmara Municipal de Campina Grande – Casa Félix Araújo. Inicialmente fizemos uma síntese da origem e do papel desempenhado pelas Câmaras Municipais no Brasil entre fins do século XVIII e inicio do século XX. Embora o papel representado pelas câmaras seja tema gerador de contradições na historiografia brasileira, é de consenso que a elas foram delegadas inúmeras funções relativas ao funcionamento e à manutenção inicialmente do interior da colônia, posteriormente no Império e na República. Este trabalho analisa mesmo que sumariamente a produção historiográfica relativa às Câmaras e estabelece uma comparação entre as funções políticas e administrativas por elas exercidas durante o período colonial - sob a vigência do Código Filipino - e após a Lei de 1º de outubro de 1828. Busca-se verificar a origem e o funcionamento da Câmara Municipal de Campina Grande - Casa Félix Araújo. Para responder nossos questionamentos utilizamos textos bibliográficos e documentais e imagens. Nossa preocupação com o papel do vereador nesse trabalho não implica, no entanto, uma análise do que está oculto sob os textos ou imagens, mas, ao contrario, do que eles criam em sua exterioridade e da própria diferença com que descrevem.
Descrição: Fernandes Júnior, R. C. A casa do povo: Câmara Municipal de Campina Grande - Casa Félix Araújo. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5516
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rildo Cavalcanti Fernandes Júnior.pdfRildo Cavalcanti Fernandes Júnior7.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.