Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5517
Título: Ensino de história, memória e patrimônio: saberes locais nas aprendizagens do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Cristiane do Nascimento Paz da
Palavras-chave: Ensino de História
Patrimônio
Memória
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Este trabalho tem por finalidade discutir as questões relacionadas ao ensino de História articulado ao patrimônio e à memória de Alagoa Grande - PB, em sala de aula do ensino fundamental II. O objetivo do nosso trabalho é investigar o ensino de História a partir das discussões relativas à memória e ao patrimônio no município de Alagoa Grande, no ensino fundamental II. Para a realização da pesquisa, abordaremos autores como Nora (1981), Lemos (1981), Choay (2006), Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Barros (2004), Bitencourt (2008), Fonseca (2011) e Pesavento (2008). A metodologia foi realizada a partir da História Oral, contemplando discussões sobre memória e patrimônio local. Buscamos fontes como entrevistas e fotografias em estudos e discursos desenvolvidos pelo viés da História Cultural. Assim, esta temática torna-se de grande importância para o envolvimento e conhecimento dos jovens desta modalidade de ensino no que se refere à história da cidade, abrindo caminhos para desenvolver o interesse dos discentes pela disciplina de História na perspectiva do trato com a memória e patrimônio local.
Descrição: Silva, C. do N. P. da. Ensino de história, memória e patrimônio: saberes locais nas aprendizagens do ensino fundamental. 2014. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5517
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane do Nascimento Paz da Silva.pdfCristiane do Nascimento Paz da Silva19.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.