Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/552
Título: Avaliação da atividade eletromiográfica do músculo masseter após ajuste de quiropraxia
Autor(es): Maia, Maria Rosa Araújo
Palavras-chave: Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular
Eletromiografia
Quiropraxia
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: O deslocamento do processo condilar da articulação temporomandibular (ATM) pode causar atividade muscular inadequada e adversa, sendo umas das causas das Disfunções Temporomandibulares (DTM), delineada pela Academia Americana de DTMs. Dentre um tratamento multifatorial da ATM, a Quiropraxia visa eliminar afecções dolorosas através de técnicas de normalização do tônus muscular e de ajuste da mobilidade artrocinemática, podendo a integridade do sistema neuromuscular da ATM ser avaliada através do exame eletromiográfico. Objetivo: Avaliar atividade eletromiográfica do músculo masseter após manipulação de Quiropraxia da ATM em indivíduos portadores de disfunções temporomandibulares. Metodologia: Estudo quantitativo de caráter descritivo com abordagem exploratória transversal, com amostra composta por estudantes universitários entre 18 e 30 anos, com sinais e sintomas de DTM. Cada voluntário foi avaliado quanto ao diagnóstico imediato de DTM, e clinicamente quanto ao lado e tipo de disfunção, com posterior acompanhamento pela Eletromiografia de Superfície (SEMG), antes e após o ajuste de quiropraxia. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial através do Teste de Normalidade de Shapiro-Wilk, Teste t de Student para dados pareados e Correlação produto-momento de Pearson adotando-se um nível de significância de 5% para aceitação da hipótese nula. Resultados: A amostra foi composta por 10 voluntários, com idade média de 19,4±1,34 anos, estatura média de 1,62±0,06 metros, peso médio de 61,7±12,75 Kg. Observou-se aumento da atividade eletromiográfica do músculo masseter após ajuste de quiropraxia estatisticamente significante (p < 0,05) no seu valor com média pré de 16,72±5,57µV e pós de 23,2±3,16µV. Conclusão: Neste estudo, o ajuste quiropráxico foi capaz de melhorar a atividade elétrica, recrutando mais fibras do músculo masseter durante a contração isométrica voluntária máxima com resultados imediatos estatisticamente significantes.
Descrição: MAIA, M. R. A. Avaliação da atividade eletromiográfica do músculo masseter após ajuste de quiropraxia. 2010. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/552
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rosa Araújo Maia.pdfMaria Rosa Araújo Maia489.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.