Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5520
Título: A capitania real da Parahyba nas malhas do poder colonial: territórios da escrita de uma história
Autor(es): Sousa, Deise Silva
Palavras-chave: História da Paraíba
Paraíba Colonial
Historiografia Paraibana
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente artigo é fruto de pesquisas desenvolvidas em torno de problemáticas que envolvem as visões historiográficas a respeito do período da anexação da Paraíba a Pernambuco, ainda no período colonial. A problemática central deste trabalho gira em torno de três questões, cuja primeira diz respeito a: Que representações a respeito do período da anexação da Paraíba a Pernambuco, a historiografia paraibana do século XX tornou possíveis?; Como tais representações falam do reconhecimento dos lugares de saber de autores que, quando não paraibanos, passaram parte significativa de suas vidas dedicando-se ao trabalho de desbravamento das fronteiras historiográficas deste território?; e, Podem-se detectar que ideias a respeito dos conceitos de território e fronteira, por meio dos textos e obras analisados? Nossos objetivos giram em torno das problemáticas anteriormente referenciadas, estando entre eles: A historiografia paraibana, não esquecendo que também lançamos mão da leitura de escritos produzidos por autores não paraibanos, a respeito do período da anexação, fundamenta-se numa diversidade de fontes e de ferramentas de pesquisa, estabelecendo diálogos com diversas formas teóricas; possibilitando uma rica fonte de análise das representações da Capitania Real da Parahyba, e do poder colonial, através dos territórios da escrita de uma historiografia paraibana. Acreditamos ainda que uma investigação da historiografia deste período, através de categorias como território e fronteira contribui não apenas para a interlocução da história com o campo geográfico, mas, e principalmente, para a compreensão de que tais campos (histórico e geográfico), embora constituam disciplinas separadas, podem muito bem, coexistir enquanto métodos de abordagem para a pesquisa e escrita de histórias e geografias provocadoras de estímulos múltiplos a sensibilidade dos seus leitores. Nosso texto está estruturado da seguinte forma: Capítulo I. Raízes para a anexação; Capítulo II. Anexação: territórios e fronteiras; e, Capítulo III. Anexação e “liberdade”: escritas de um processo.
Descrição: Sousa, D. S. A capitania real da Parahyba nas malhas do poder colonial: territórios da escrita de uma história. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5520
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deise Silva Sousa.pdfDeise Silva Sousa16.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.