Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5523
Título: A mobilidade pendular no espaço interurbano de Pocinhos e Campina Grande - PB
Autor(es): Ribeiro, Gregório Porto
Palavras-chave: Geografia Urbana
Demografia
População
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal o levantamento e análise dos principais elementos precursores da mobilidade pendular existente nos municípios de Pocinhos e Campina Grande. Objetiva também a reflexão sobre as consequências que este fenômeno traz ao município de Pocinhos, nas áreas econômica, social e até mesmo cultural, já que esta cidade tem sua economia um tanto quanto enfraquecida e uma forte dependência da vizinha cidade de Campina Grande, sobretudo, no quesito emprego e renda, transformando Pocinhos em um mero fornecedor de mão de obra. Vista também como cidade dormitório, já que seus moradores passam a maior parte do dia trabalhando em Campina Grande, retornando apenas no início da noite as suas residências. Todo o trabalho foi dividido em etapas, iniciando-se com o levantamento bibliográfico, aquisição de dados junto ao Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e a pesquisa in loco, realizada através da aplicação de questionários a uma determinada quantidade de pessoas, que ao mesmo tempo expuseram suas opiniões a respeito da mobilidade ou migração pendular e que solução poderiam ser criadas para reduzir o impacto que este fenômeno traz ao município de Pocinhos.
Descrição: Ribeiro, G. P. A mobilidade pendular no espaço interurbano de Pocinhos e Campina Grande - PB. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5523
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gregório Porto Ribeiro.pdfGregório Porto Ribeiro2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.