Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5524
Título: O comércio de Lagoa Seca-PB e suas vertentes: tradicional e moderno
Autor(es): Nascimento, Monalisa Maria Araújo
Palavras-chave: Comércio tradicional
Comércio moderno
Lagoa Seca
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O estudo do comércio na cidade de Lagoa Seca e suas vertentes, seja ela, tradicional ou moderna, limita-se aos segmentos comerciais instalados na então cidade, que podem ser facilmente diferenciados. A área estudada e analisada fica restrita apenas a zona urbana do município, mais especificadamente a rua principal, Cícero Faustino da Silva, pelo fato da mesma conter os dois tipos de circuitos econômicos, sendo mais interessante graças à dinâmica de pessoas oriundas de outras cidades, já que Lagoa Seca é considerada por muitos, como porta de entrada do Brejo paraibano, sua história e sua localização geográfica estão intrinsecamente ligadas sob esse aspecto. Esse trabalho monográfico tem como principal objetivo analisar as diferenças entre o comércio tradicional e o moderno em Lagoa Seca, assim como suas funcionalidades, seu contexto histórico-econômico, a dinâmica e a sua importância para o ciclo capitalista da sociedade inserida nesta atividade. O estudo apresenta a diferenciação física e econômica de cada uma das duas vertentes, pois a variedade de gêneros e a maneira pela qual são comercializados os bens e/ou serviços pela sociedade interferiram e interferem na formação do espaço urbano de Lagoa Seca e na dinâmica capitalista local. Utilizou-se como procedimentos metodológicos um aprofundado levantamento bibliográfico sobre o tema, assim como uma pesquisa de campo com aplicação de questionários com comerciantes locais e a observação in loco com registros fotográficos.
Descrição: Nascimento, M. M. A. O comércio de Lagoa Seca-PB e suas vertentes: tradicional e moderno. 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5524
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monalisa Maria Araújo Nascimento.pdfMonalisa Maria Araújo Nascimento7.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.