Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5527
Título: | Práticas preservacionistas na esfera do patrimônio arqueológico de Queimadas - PB |
Autor(es): | Pequeno, Odoberto Cândido |
Palavras-chave: | Educação Patrimonial Patrimônio Arqueológico Sítios Arqueológicos |
Data do documento: | 13-Out-2014 |
Resumo: | O município de Queimadas-PB, localizado no Agreste do Estado da Paraíba, se destaca pela exuberância natural de uma formação rochosa que corta do município de Leste a Oeste, a Serra de Bodopitá, ou Serra de Queimadas como é mais conhecida. Possui inúmeros sítios arqueológicos com inscrições rupestres que datam de mais de três mil anos, realizadas pelos povos nativos que aí existiam. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar os sítios arqueológicos e sua importância enquanto patrimônio cultural através da educação patrimonial do município de Queimadas – PB. Como objetivos específicos buscamos: destacar a importância de se conhecer os sítios arqueológicos para a preservação dos mesmos; identificar os principais sítios arqueológicos assim como seu estado de conservação atual e refletir sobre a necessidade da Educação Patrimonial na escola como estratégia de preservação dos sítios arqueológicos. A pesquisa teve uma abordagem de cunho quali-quantitativa”. Para a execução da pesquisa foram realizadas no primeiro momento, consultas bibliográficas; no segundo momento foi realizada a pesquisa de campo com o objetivo de identificar os sítios arqueológicos e o atual estado de conservação. Utilizou-se registros fotográficos dos sítios arqueológicos e também das oficinas realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Gonçalves de Lima. A pesquisa realizada aponta que a escola trabalha com a questão da história do município, educação ambiental bem como arborização, o que mostra que é tratado os temas transversais, porém não há algo mais especifico voltado a preservação do patrimônio arqueológico, dificultando o conhecimento de seus educandos em relação a existência dos sítios arqueológicos no município, isto prejudica de certa forma, a sua sensibilização quanto a importância desse bem comum para a construção da sua identidade local, assim como a de ações de preservação. A partir desta problematização, a Educação Patrimonial segundo Horta, Grunberg e Monteiro (1999, p. 6) “busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural”. |
Descrição: | Pequeno, O. C. Práticas preservacionistas na esfera do patrimônio arqueológico de Queimadas - PB. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5527 |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Odoberto Cândido Pequeno.pdf | Odoberto Cândido Pequeno | 17.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.