Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPortela, Josefa Wagnelle Vital de Araujo-
dc.date.accessioned2014-10-13T12:55:07Z-
dc.date.available2014-10-13T12:55:07Z-
dc.date.issued2014-10-13-
dc.identifier.otherCDD 352.283-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5528-
dc.descriptionPortela, J. W. V. de A. Análise dos processos espaciais de centralização e descentralização do comércio de Campina Grande - PB. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo se propôs a analisar o fenômeno da construção da centralidade do comércio em Campina Grande e posterior descentralização, causada pela implantação de Shopping Centers na cidade. Como procedimento de pesquisa, foi realizado um resgate histórico da construção da centralidade do comércio local, o que fez com que a cidade de Campina Grande se tornasse referência comercial na região conhecida como compartimento da Borborema, assim como foram analisadas as contingências que possibilitaram a descentralização do comércio pela implantação de shoppings, tendo como marco determinante desse fenômeno a implantação do Boulevard Shopping. Também realizou-se observação in loco dos hábitos dos consumidores e um levantamento de informações sobre o perfil dos frequentadores do Boulevard Shopping, mediante aplicação de 30 questionários, com perguntas objetivas, aplicados num universo amostral aleatório. A partir da análise dos questionários, constatou-se a diversidade do perfil dos consumidores. O percentual de 77,15% dos entrevistados possui renda abaixo de nove salários mínimos, entretanto incluem-se nesse grupo os jovens ainda fora do mercado de trabalho, embora com bom nível de escolaridade, o que os caracteriza como consumidores mais exigentes. Também se verificou uma preferência geral de consumir no shopping ao invés do centro comercial tradicional. Acrescenta-se aos dados levantados, a observação in loco de alguns hábitos dos consumidores: aquisição de produtos de alto padrão e serviços, usuários dos espaços de alimentação, cultura e lazer, utilização do shopping não só para compras, mas também como espaço de convivência, usando esse espaço como opção de lazer nos fins de semana, num ambiente considerado seguro e confortável.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCentralização e Descentralizaçãopt_BR
dc.subjectProcessos Espaciais Urbanospt_BR
dc.subjectShoppings Centerspt_BR
dc.titleAnálise dos processos espaciais de centralização e descentralização do comércio de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Wagnelle Vital de Araújo Portela.pdfJosefa Wagnelle Vital de Araújo Portela1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.