Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5529
Título: A invisibilidade de uma eleição: Vergniaud Wanderley x Lafaiete Cavalcanti - Campina Grande (1935)
Autor(es): Araújo, Maria da Glória Andrade
Palavras-chave: História de Campina Grande
Eleições Municipais
Brasil Republicano
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Ao longo desse trabalho, analisa-se o processo histórico que levou ao surgimento da primeira eleição direta para prefeito na cidade de Campina Grande, Paraíba, realizada no ano de 1935. A princípio, foi feito um estudo sobre a história política brasileira antes da década de 1930. Com isso, busca compreender a Proclamação da República, pois foi a partir dela que se deu inicio a um novo sistema político no País, o republicanismo. Assim, o período que vai desde a Proclamação da República em 1889 até 1930, ficou conhecido na história brasileira como República Velha. Nesse período não existiam eleições para prefeito, pois eles eram nomeados pelos governadores dos Estados. No entanto, com a Revolução de 1930 houve um considerável processo de mudança. Uma das mais importantes foi justamente a promulgação da Constituição Federal de 1934. A partir daí, são estabelecidas pela primeira vez no Brasil eleições municipais. Então, para melhor compreender o objetivo deste estudo, foi feita uma análise da história política do Estado da Paraíba dentro desse contexto histórico do País, pois foi justamente para atender às novas exigências políticas da época que são estabelecidas em 1935, eleições para prefeito em todo o Estado da Paraíba. A partir daí, podemos chegar ao objeto deste estudo, as eleições para prefeito em Campina Grande em 1935, que tiveram como candidatos Vergniaud Wanderley e Lafaiete Cavalcante. Desta forma, a partir da leitura dos jornais, revistas e boletins do ano de 1935, o objetivo foi justamente compreender como se deu esta eleição, totalmente silenciada pela historiografia campinense. Sendo a primeira eleição direta na cidade de Campina Grande, tendo o vencedor Vergniaud Wanderley, dando assim, uma colaboração à história de Campina Grande.
Descrição: Araújo, M. da G. A. A invisibilidade de uma eleição: Vergniaud Wanderley x Lafaiete Cavalcanti - Campina Grande (1935). 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5529
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Glória Andrade Araújo.pdfMaria da Glória Andrade Araújo25.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.