Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5530
Título: Metamorfização do espaço urbano do bairro olho d\'agua do Bujari, pós-falência canavieira em Alagoa Nova-PB
Autor(es): Melo, Fernanda Marques de
Palavras-chave: Engenhos
Urbanização
Metamorfização do espaço
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente artigo reflete a existência de um número significativo de engenhos localizados no município de Alagoa Nova- PB, os quais, pela falta de recursos, pelas modernas tecnologias imperantes e pelo novo modelo de trabalho foram suprimidos com o passar dos anos. Neste sentido, aborda-se aqui a metamorfização do espaço do antigo engenho Olho d‟água pós-falência canavieira e sua conseqüente transformação em bairro graças a um processo de loteamento das terras. O principal enfoque deste trabalho é, portanto, analisar o processo de produção do espaço, o qual foi moldado dando origem a uma urbanização atrelada a problemas de ordem socioeconômica e política. Para a realização deste trabalho foram feitas visitas in loco a fim de colher informações junto aos moradores do bairro Olho d‟água do Bujari, bem como entrevistas realizadas com ex-trabalhadores, com um produtor agrícola e outros indivíduos da localidade. Entre os autores analisados enfatiza-se Moreira e Targino (1997); Prado Júnior (2004); e Andrade (2005), os quais foram referenciais teóricos utilizados neste estudo de pesquisa.
Descrição: Melo, F. M. de. Metamorfização do espaço urbano do bairro olho d\'agua do Bujari, pós-falência canavieira em Alagoa Nova-PB. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5530
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Marques de Melo.pdfFernanda Marques de Melo1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.