Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5532
Título: A construção da barragem Mucutú, no município de Juazeirinho - PB, como alternativa de convivência com a seca – uma análise ambiental
Autor(es): Mariano, Iranildo Pereira
Palavras-chave: Políticas Públicas
Barragem
Semiárido
Reservatório de Água
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente estudo tem por objetivo mostrar que a construção e gerenciamento de barragens é um recurso viável para a convivência com a seca no Semiárido nordestino, especialmente no município de Juazeirinho – PB, mostrando ainda que paradoxalmente, pode representar também riscos socioambientais. A água armazenada nesses reservatórios poderá ser utilizada para consumo humano e outros fins principalmente em períodos de estiagem. Para refletir o espaço da pesquisa em suas dimensões política, socioeconômica e ambiental, buscou-se subsídios do Relatório Ambiental da Barragem Mucutú, além de outras informações através dos órgãos estaduais: SECTMA, AESA e SUDEMA. A pesquisa de campo foi realizada através da observação e registros fotográficos, além da aplicação de entrevistas aos moradores do entorno da Barragem e aos membros da Colônia de Pescadores locais. A partir do século XIX, foram instituídas políticas públicas para minimizar os problemas do Nordeste seco. Surgiram órgãos, como o IOCS, IFOCS, DNOCS e outros que estudavam e executavam medidas aos efeitos de estiagem, caracterizadas como emergenciais paliativas e descontínuas. A seca é um fenômeno natural, por isso, não há como evitá-la. Porém, as suas consequências podem ser atenuadas através de tecnologias e políticas públicas adequadas. A exploração do lençol subterrâneo do Nordeste não é uma solução viável, pois, a estrutura física do Semiárido se caracteriza em 70% pelo embasamento em rochas cristalinas, onde a água é armazenada apenas nas fraturas dessas rochas. Portanto, a construção de Barragens e o seu bom gerenciamento é uma alternativa que pode ser utilizada para amenizar a escassez de recursos hídricos do Semiárido. A Barragem Mucutú localizada no município de Juazeirinho – PB poderá, através de uma gestão integrada e participativa, ser vista como recurso para atenuar os problemas hídricos desse município e de outros circunvizinhos. Entretanto, com base no estudo, constatou-se que atualmente esse manancial é pouco aproveitado, sendo fonte de renda para algumas pessoas, que sobrevivem da atividade pesqueira, irrigação e da aquicultura.
Descrição: Mariano, I. P. A construção da barragem Mucutú, no município de Juazeirinho - PB, como alternativa de convivência com a seca – uma análise ambiental. 2011. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5532
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iranildo Pereira Mariano.pdfIranildo Pereira Mariano4.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.