Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5534
Título: Ação antropica nos recursos hídricos em Puxinanã-PB
Autor(es): Ferreira, Eulália dos Santos
Palavras-chave: Recursos Naturais
Poluição
Degradação
Aterro Sanitário
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Mesmo diante da imensurável importância dos recursos naturais para a sobrevivência da humanidade, a exploração inadequada associada à falta de informação e ao descaso generalizado tem levado a um acelerado processo de degradação ambiental que compromete o abastecimento da cidade de Puxinanã. Os reservatórios locais, principalmente o manancial Evaldo Gonçalves, pode ser bastante comprometido devido à construção do aterro sanitário. As principais fontes de poluição dos pontos da pesquisa são de origem antrópica e decorrem do uso e ocupação desordenada do solo, sendo identificadas como principais agentes: o lançamento de efluentes domésticos a céu aberto, a canalização direta de esgotos para os cursos d’água sem prévio tratamento, tão como a inexistência de soluções sistêmicas e de grande abrangência para a coleta e tratamento dos esgotos gerados. Mediante o exposto, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a ação antrópica nos recursos hídricos do município de Puxinanã, e como objetivos específicos: localizar e identificar as ações antrópicas nos recursos hídricos no perímetro urbano e periférico e estabelecer as conseqüências que o uso incorreto deste recurso ocasiona a sociedade. O mesmo se justifica na observação in loco, do descaso com que este é tratado, que foi mostrado através do método qualitativo e explicativo. Para assim alertar, o Poder Público local, bem como informar e sensibilizar a sociedade sobre a real situação na qual se encontra este recurso tão importante e essencial à sobrevivência humana. Com o propósito de juntos, sociedade e Poder Publico, desenvolverem projetos para o uso sustentável de seus recursos hídricos. Com o resultado foi detectado na área analisada que pode ser mostrado: acúmulo de resíduos sólidos e líquidos, prática da agricultura e criação de gado na extensão das margens dos mananciais e a iminência de impactos ambientais na nascente do Riacho de Bodocongó com a construção do aterro sanitário.
Descrição: Ferreira, E. dos S. Ação antropica nos recursos hídricos em Puxinanã-PB. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5534
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eulália dos Santos Ferreira.pdfEulália dos Santos Ferreira5.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.