Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5535
Título: Relação entre a evaporação e o poder evaporante do ar, Campina Grande-PB
Autor(es): Almeida, Polyana Raquel de Lima
Palavras-chave: Climatologia Geográfica
Tanque Classe A
Atmômetro de Piche
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: A quantificação da evaporação de um reservatório natural ou artificial poderá ser estimada, usando-se medidas da evaporação de superfícies livres (Tanque Classe ATCA) ou coberta (Atmômetro de Piche). Diante disto, houve a necessidade de se estabelecer a relação existente entre si, sendo essa determinação o objetivo principal deste trabalho. Utilizando-se dados diários do TCA e do evaporímetro de Piche, coletados na estação meteorológica pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia, instalada no do Campus II, da Universidade Federal da Paraíba, Areia, PB. Os cálculos diários da evaporação do TCA e do Piche foram obtidos pela diferença de leituras consecutivas e em seguida ordenados cronologicamente. As análises consistiram de cálculos de média, mediana, amplitude e desvio padrão, além da comparação entre si nas escalas temporal. Com os dados diários de temperatura do ar e umidade relativa foram determinados a pressão de saturação de vapor, a pressão parcial de vapor e o déficit de pressão de saturação (DPV). O poder evaporante do ar foi determinado usando uma expressão matemática em função da velocidade do vento e do DPV. Os principais resultados mostraram que as médias diárias e mensais da “evaporação” do Piche foram sempre menores que as do TCA, os desvios padrão tendem a serem maiores e mais irregulares, os modelos de distribuição são assimétricos, os valores da evaporação do TCA são, em média, uma vez e meia maior que a do Piche, as maiores diferenças entre a evaporação e o poder evaporante do ar ocorrem nos meses mais quentes, no ano mais seco, os totais de evaporação no TCA e do Piche foram 31,4 e 96,4% maiores que as médias esperadas, a velocidade do vento e DPV contribuíram em 55,9% para o valor da evaporação do Piche e o maior coeficiente de determinação (r2), nos modelos de regressão estabelecidos, ocorreu na primavera (0,683) e o menor no inverno (0,30).
Descrição: Almeida, P. R. de L. Relação entre a evaporação e o poder evaporante do ar, Campina Grande-PB. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5535
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Polyana Raquel de Lima Almeida.pdfPolyana Raquel de Lima Almeida1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.