Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5538
Título: A agricultura familiar e a problemática com o atravessador no município de Lagoa Seca-PB: Sítios Oití, Santo Antônio, Alvinho e Floriano
Autor(es): Souza, Jamerson Raniere Monteiro de
Palavras-chave: Agricultura Familiar
Comercialização
Atravessador
Lagoa Seca
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: A Agricultura familiar no Brasil é responsável pela geração de milhões de empregos e renda no campo, evitando assim o êxodo rural e um maior colapso nas grandes cidades. Além disso, é fundamental na produção de alimentos para o mercado interno. Entretanto, em alguns lugares do país, como o município de Lagoa Seca, esta atividade tem passado por muitas dificuldades, impossibilitando o sustento de uma considerável população que tem sua vida a esta relacionada. Um dos grandes problemas é a atuação dos intermediários, que exploram os produtores, pagando preços extremamente baixos. Essa relação dificulta o crescimento econômico do setor agrícola do município em questão que é permeada por pequenos produtores. Este trabalho objetiva analisar o problema da comercialização de hortaliças no município, no que diz respeito ao atravessador, identificar até que ponto o atravessador é um dos responsáveis pela limitação do espaço de articulação do produtor rural e esclarecer os fatores que constituem obstáculos para que o pequeno produtor rural tenha uma maior aceitação no mercado em Lagoa Seca. Esta pesquisa resultou de um levantamento bibliográfico a cerca do tema, observações in lócus, pesquisas de preços, questionários e entrevistas. Na pesquisa foi constatado que vários fatores têm contribuído para um quadro de insatisfação dos produtores com esta atividade.
Descrição: Souza, J. R. M. de. A agricultura familiar e a problemática com o atravessador no município de Lagoa Seca-PB: Sítios Oití, Santo Antônio, Alvinho e Floriano. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5538
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamerson Raniere Monteiro de Souza.pdfJamerson Raniere Monteiro de Souza5.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.