Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/554
Título: A compreensão de saúde: uma discussão com os alunos da Escola Municipal Almira de Oliveira
Autor(es): Nascimento, Joana Emília Rodrigues do
Palavras-chave: Saúde
Alimentação
Educação Física
Bem-estar social
Data do documento: 25-Out-2012
Resumo: A saúde é um termo que possui várias definições as quais ao longo dos anos foram se ampliando, mas que ainda não têm uma validade universal. Desta forma, este estudo foi pautado no fato de cada indivíduo possua um entendimento próprio para esse termo e também em uma dimensão ampla da saúde em que não se levou em consideração apenas a questão biológica e sim numa dimensão social, e não apenas como mera ausência de doenças, tendo uma preocupação nos possíveis determinantes e condicionantes. Partindo desses pontos é que se buscou compreender qual o entendimento de saúde para os alunos da Escola Municipal Almira de Oliveira, da cidade de Campina Grande-PB. Também buscou-se identificar fatores que pudessem estar interferindo na saúde dos pesquisados e, por fim, analisar as possíveis mudanças na concepção de saúde a partir das oficinas realizadas. A presente pesquisa foi do tipo pesquisa-ação, como forma de estudo ela foi exploratória e explicativa. A população pesquisada foram os alunos da referida escola, a amostra foi formada pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, do turno manhã. Para coletar os dados foram usados: a observação participante com uso de diário de campo; oficinas educativas, que deram o suporte para o desenvolvimento da pesquisa e ao final uma entrevista individual contendo duas perguntas abertas sobre a temática. O presente trabalho foi respaldado nos aspectos éticos emanados pelas diretrizes específicas de estudo em seres humanos. E sua análise foi de forma qualitativa, com organização e leitura reflexiva dos dados coletados. Para a compreensão de saúde, observou-se que alunos entendem a mesma a partir de fatores, sendo eles determinantes ou condicionantes. Sobre os fatores que podiam estar interferindo na saúde, o fator que mais foi evidenciado, dentre os outros que foram citados, foi alimentação. E para as possíveis mudanças na concepção de saúde, percebeu-se que eles ao longo das oficinas ampliaram sua concepção. Assim, conclui-se que os alunos da referida escola estão com um entendimento bem diversificado, pelo fato de terem citados vários fatores que determina a mesma. Para a questão do fator que poderia estar interferindo a saúde deles, se concluiu que a alimentação pode ser este, partindo do ponto de vista de que as crianças pesquisadas possuem uma renda muito baixa, levando assim a muitas vezes não terem alimentos em suas casas, ou quando têm, não é aquela alimentação diversificada. Quanto à concepção de saúde, os alunos apresentaram de forma ampla uma concepção pautada nos fatores que foram trabalhados durante as oficinas, o que nos mostra que todo esse processo de discussão gerou neles alguma mudança.
Descrição: NASCIMENTO, J. E. R. do. A compreensão de saúde: uma discussão com os alunos da Escola Municipal Almira de Oliveira. 2010. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/554
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joana Emília Rodrigues do Nascimento 1.pdfJoana Emília Rodrigues do Nascimento Parte 12.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Joana Emília Rodrigues do Nascimento 2.pdfJoana Emília Rodrigues do Nascimento Parte 21.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Joana Emília Rodrigues do Nascimento 3.pdfJoana Emília Rodrigues do Nascimento Parte 31.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Joana Emília Rodrigues do Nascimento 4.pdfJoana Emília Rodrigues do Nascimento Parte 4960.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.