Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5541
Título: Presença de Otto Maria Carpeaux na literatura brasileira
Autor(es): Pinto Júnior, Edivaldo Gomes
Palavras-chave: Crítica Literária
História Cultural
Literatura Comparada
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: A presente monografia se objetiva à análise, em perspectiva historiográfica, da obra Pequena Bibliografia Crítica da Literatura Brasileira, de autoria do austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux. O propósito da pesquisa é abranger, em um estudo breve e conciso e por meio de uma abordagem qualitativa, a periodologia que cerca a publicação da terceira edição da obra, simbólica devido à fixação definitiva do texto literário; além de apreciar a dimensão cultural e social que cercou a gênese desta sua penúltima edição, no ano de 1964. Para abordá-la, procederemos a uma análise de discurso, nos utilizando do tríptico referencial de Afrânio Coutinho (2007), com o objetivo de contrastar a obra com outra importante publicação congênere de Crítica Literária; com a abordagem de Roger Chartier (1990, 2002, 2010), pensando os conceitos de prática e representação na criação textual e perspectiva de leitura, reflexões pertencentes à Nova História Cultural e, por fim, da contribuição de Pierre Bourdieau (2004), em seu conceito sociológico de campos científicos, quando almejaremos pôr em evidência a influência dos dispositivos e mecanismos de regulação e poder exteriores à obra e autor, se não condicionantes pragmáticos, ao menos uma nada desprezível influência na confecção do livro. Ainda que com a delimitação temporal do ano de publicação da obra, 1964, não nos furtaremos, no entanto, a deixar de fazer menção à uma cronologia mais ampla, principalmente em razão de que a obra se faz perceber de forma congruente em um continuum, em se tratando da teoria e metodologia aplicada. É o cerne desta análise, portanto, a compreensão da publicação da referida obra de crítica literária como reflexo do intercruzamento de anseios pessoais do autor e demanda de determinada época e culturalidade literária.
Descrição: Pinto Júnior, E. G. Presença de Otto Maria Carpeaux na literatura brasileira. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5541
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edivaldo Gomes Pinto Júnior.pdfEdivaldo Gomes Pinto Júnior37.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.