Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5542
Título: A história dentro das narrativas de José Lins do Rêgo: uma perspectiva interdisciplinar entre história e literatura
Autor(es): Morais, Silvânia Dias
Palavras-chave: História
Literatura
Ensino
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: A presente monografia é uma singela contribuição para o ensino da História, auxiliado pelo uso das obras literárias de José Lins do Rego. Obras estas que retratam o período do ciclo açucareiro no Nordeste e suas nuances políticas, sociais e econômicas, que observadas pelo enredo literário nos proporcionam de forma envolvente um contato com esse período histórico. Nossa fundamentação teórica teve como base as contribuições de Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Antonio Cândido, Adhemar Marques, Flávio Berutti, entre outros estudiosos, que nos auxiliaram na escrita da presente temática. A literatura nos atrai, porque trata justamente de todas as questões que se relacionam com o humano, nossas dores, temores, esperanças e desilusões e nos permite viver através das histórias que conta ainda com prazo estabelecido, pois, termina na última página a dor, o drama e a alegria do personagem, que poderia ser nossa. Ao propor o uso de obras literárias para auxiliar o ensino de História, estamos fazendo uma tentativa de aproximar nosso aluno de uma História que parece distante e que não lhe diz muita coisa, pois aprenderão que ela é feita por grandes homens, no entanto, com a Literatura tem a oportunidade de compreender que antes de ser dos grandes heróis e dos fatos marcantes, ela começou a ser escrita a partir do desenrolar dos dramas típicos do nosso gênero.
Descrição: Morais, S. D. A história dentro das narrativas de José Lins do Rêgo: uma perspectiva interdisciplinar entre história e literatura. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5542
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvânia Dias Morais.pdfSilvânia Dias Morais13.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.