Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5551
Título: Avaliação da aprendizagem, desafios e perspectivas: um estudo de caso nas turmas de 5º ano da escola estadual Epitácio Pessoa
Autor(es): Maciel, Dalva de Cássia Teixeira
Palavras-chave: Aprendizagem
Desafios
Perspectivas
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente estudo objetiva compreender a importância e aplicação dos critérios de avaliação, no processo ensino-aprendizagem, nas turmas de 5º ano da Escola Estadual Epitácio Pessoa, preocupando-se com a elaboração do conhecimento dos alunos, de forma significativa, sobre o ato de avaliar, voltado a perspectivas inovadoras no cotidiano escolar, dando ênfase à avaliação qualitativa sobre a quantitativa. E ainda, procura evidenciar as novas perspectivas no processo de avaliação, questionando suas inovações e adaptações. Para tanto questiona-se, nessa pesquisa: como e por que avaliar o desempenho e rendimento escolar dos alunos? Será que os professores estão empregando os critérios de avaliação de forma correta? E os profissionais de educação, estão refletindo sobre as dificuldades na aprendizagem dos alunos? O que escola\professores poderão fazer para praticar a avaliação da aprendizagem, ampliando o conhecimento dos alunos? A partir desses questionamentos, que partiram de análises reais, bem como de um suporte teórico, embasado em uma densa literatura sobre o tema, encontrou-se a seguinte problematização: como praticar a avaliação da aprendizagem com alunos das turmas de 5º- ano da Escola Estadual Epitácio Pessoa, que permita perceber se realmente estão atingindo os objetivos propostos? O estudo se dará a partir da explicação e análise dos pontos citados, tendo como fontes de informações, materiais bibliográficos, documentos formais, consultas a professoras da série em estudo, análise do cotidiano escolar, conversas informais com os alunos, para analisar como eles reagem e encaram o processo de avaliação a que eles são submetidos, bem como outros fatores aqui utilizados. A avaliação da aprendizagem deve ser integrante do processo de ensino, acontecendo em diversas situações, para que o professor possa acompanhar e diagnosticar o processo de desenvolvimento dos alunos, além de rever sua prática pedagógica e proporcionar situações e meios para que os alunos tenham oportunidades de demonstrar a construção de seus conhecimentos, o planejamento e a clareza dos objetivos de ensino e dos critérios de avaliação, que são de relevância para que alunos e professores saibam onde desejam chegar e quais meios são necessários para este fim, já que, um dos temas, mais discutido hoje em dia em educação, é a avaliação da aprendizagem. Assim, até que ponto os métodos utilizados pelos professores podem mensurar a capacidade e o aprendizado do aluno? A pesquisa em tela revela-se de suma importância, visto procurar identificar os aspectos positivos e negativos das formas de avaliação da aprendizagem, além de buscar, evidenciar suas novas perspectivas, seus novos métodos. Demonstrando como esse processo construtivo nas turmas de 5º ano da Escola Estadual Epitácio Pessoa nos dias de hoje, e dessa forma, dando uma contribuição para aprimorar o processo avaliativo nessa escola.
Descrição: MACIEL, Dalva de Cássia Teixeira. Avaliação da aprendizagem, desafios e perspectivas: Um estudo de caso nas turmas de 5º ano da escola estadual Epitácio Pessoa 2014. 34f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5551
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dalva de Cássia Teixerira Maciel.pdfDalva de Cássia Teixeira Maciel746.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.