Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Maria de Lourdes Borges de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-13T13:45:02Z | - |
dc.date.available | 2014-10-13T13:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.2913 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5553 | - |
dc.description | MELO, Maria de Lourdes Borges de. Investigação sobre as causas da evasão escolar em turmas da educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola da rede estadual de ensino de João Pessoa/PB. 2014. 57f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A evasão escolar se apresenta, hoje, no Brasil, como um problema sério e de grande relevância no contexto educacional. Atinge não somente uma determinada localidade, ou uma determinada modalidade de ensino, mas todo o território nacional, posto que alcança, principalmente, as classes menos privilegiadas visto que um dos principais motivos que leva o aluno a evadir-se da escola é a necessidade de trabalhar para ajudar financeiramente a família ou, quando casado, responsabilizar-se por todas as despesas da casa, tornando-se, dessa forma, quase que inviável a sua frequência e permanência na escola. Este problema ainda é maior no turno da noite quando a maioria dos alunos é de jovens e adultos que trabalham. O objetivo desta pesquisa é investigar os motivos que levam à evasão escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartollini, localizada na cidade de João Pessoa na Paraíba. Para tanto, procedeu-se uma revisão da literatura sobre as políticas públicas na área da educação de jovens e adultos e sobre evasão escolar, bem como foi aplicado um questionário a um grupo de dezessete alunos das turmas da EJA que desistiram, e voltaram a estudar, dos quais cinco são alunos da oitava EJA do Ensino Fundamental ll e doze alunos do segundo ano EJA do Ensino Médio. Também foi aplicado um questionário aos professores para saber a opinião deles a respeito da evasão dos alunos do turno da noite. A pesquisa, de caráter exploratório, ressalta a importância de serem elaboradas políticas de inclusão desses alunos para que haja a diminuição da evasão nas escolas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Investigação sobre as causas da evasão escolar em turmas da educação de jovens e adultos (EJA) de uma escola da rede estadual de ensino de João Pessoa/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Lourdes Borges de Melo.pdf | Maria de Lourdes Borges de Melo | 748.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.