Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5556
Título: A violência no contexto escolar e a educação física na formação do sujeito ético: um relato de experiência
Autor(es): Gomes, Ana Maria de Araújo
Palavras-chave: Violência escolar
Educação Física
Jogos
Valores éticos
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo acerca da crescente violência no âmbito escolar em que se analisou a prática da educação física na formação do sujeito ético. Um dos problemas que mais tem preocupado a sociedade brasileira nos últimos tempos é a violência, principalmente quando esta se encontra inserida nas instituições escolares. Esse fato tem levado a sociedade a um grande nível de insegurança, uma vez que a escola tem sido palco de várias formas de violência (simbólica, verbal, física), deixando, assim, de ser um espaço seguro. Diante disso, desenvolvemos um projeto com os alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Concita Barros, com vistas a resgatar os valores éticos através de jogos nas aulas de educação física. Nesse sentido, tivemos como objetivo refletirmos sobre a violência no contexto escolar e a educação física na formação do sujeito ético. Para isso, tivemos como base os estudos realizados por Charlot (2002), Freire (2003), Garcia (2006), Larousse (2001), Andrade (2007), Boneti e Priotto (2009), Silva and Salles (2010), dentre outros.
Descrição: GOMES, Ana Maria de Araújo. A violência no contexto escolar e a educação física na formação do sujeito ético: um relato de experiência. 2014. 40f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5556
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Maria de Araújo Gomes.pdfAna Maria de Araújo Gomes 1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.