Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luiz André dos Santos-
dc.date.accessioned2014-10-13T13:53:07Z-
dc.date.available2014-10-13T13:53:07Z-
dc.date.issued2014-10-13-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5561-
dc.descriptionSILVA, Luiz André dos Santos. Presença/Ausência na EJA: por que isso acontece?. 2014. 72f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA evasão escolar é um problema antigo no Brasil e tido como comum entre alguns profissionais da educação, que no início do ano letivo não se preocupam em lotar as salas de aulas já que sabem que muitos dos alunos desaparecerão da escola. O presente estudo tem como objetivo investigar a causa ou a motivação para uma baixa frequência e a crescente evasão na EJA na E.E.E.F.M. Irineu Pinto. A pesquisa investigou a equipe técnica da escola, bem como os professores que trabalham neste segmento, tentou captar as concepções dos alunos sobre a mesma, suas atividades, os projetos desenvolvidos e as principais dificuldades na realização das atividades. O estudo, utilizando-se de elementos da pesquisa quantitativa e qualitativa, aplicou questionários junto à gestão, professores e alunos. Na pesquisa constatamos que as principais dificuldades da escola e dos professores para contribuírem com a educação na EJA é a falta de tempo para planejamento e realização de atividades que sejam pertinentes com a realidade do alunado. Podemos constatar que os professores ainda trabalham na EJA de forma fragmentada, contribuindo minimamente para uma educação voltada para uma sociedade transformadora e consciente. Há um reconhecimento por parte dos docentes em relação à importância de se investir na formação de professores, a fim de contribuir para reverter o quadro de evasão escolar, porém a questão não é quantitativa, e sim qualitativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraia Carvalho de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titlePresença/Ausência na EJA: por que isso acontece?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz André dos Santos Silva.pdfLuiz André dos Santos Silva 1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.