Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5563
Título: A evasão escolar de jovens e adultos-EJA na escola municipal de ensino fundamental de Severino Patricio. João Pessoa-PB
Autor(es): Barbosa, Francisca Solange Franco Ribeiro
Palavras-chave: Evasão
Educação de jovens e adultos
Ensino fundamental
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Este trabalho aborda as causas da evasão escolar na modalidade Educação de Jovens e Adultos, a partir de registros quantitativos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura local e registros em documentos oficiais de uma escola da Rede Municipal num bairro na periferia da cidade de João Pessoa – PB. O objetivo é analisar elementos que causam a evasão escolar refletindo sobre o trabalho educativo, a prática pedagógica e os poucos incentivos à permanência do educando na escola e ainda discorre sobre a rotina escolar e a formação dos docentes. O texto faz uma retrospectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos e breve exposição das aquisições nas Conferências Internacionais sobre Educação de Adultos - As CONFINTEAS, descreve os perfis dos atores envolvidos na rotina escolar, suas angustias, dificuldades e os incentivos sob forma programas em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, cursos e formação continuada oferecida pela Rede Municipal. Finalmente, apresenta as causas e consequências da evasão escolar fazendo uma breve análise a partir dos aspectos quantitativos e qualitativos da evasão desse segmento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Severino Patrício.
Descrição: BARBOSA, Francisca Solange Franco Ribeiro. A evasão escolar de jovens e adultos-EJA na escola municipal de ensino fundamental de Severino Patricio. João Pessoa-PB. 2014. 54f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5563
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Solange Franco Ribeiro Barbosa.pdfSolange Franco Ribeiro Barbosa 852.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.