Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5565
Título: Os desafios do professor no trabalho com a leitura e a escrita no 5º ando do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Mônica Maria Medeiros da
Palavras-chave: Alfabetização
Leitura
Escrita
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Uma das preocupações que vem atraindo a atenção dos educadores é a dificuldade de leitura e escrita, pelos alunos, que se prolonga por todo ensino fundamental, fator que ocasiona o alto índice de repetência escolar. Desse modo, um dos desafios do Ensino Fundamental, ao longo dos seus nove anos, é garantir ao aluno as competências e as habilidades necessárias para viver e atuar na sociedade por meio da linguagem oral e da linguagem escrita. Nesse contexto, os primeiros anos são fundamentais, porque é nele que a criança aprenderá aquilo de que precisa para ingressar no mundo letrado e dele participar. Este trabalho propõe uma discussão sobre o processo de alfabetização de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e a utilização de diversos textos como mediadores no processo de letramento. O estudo se pautou em uma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionário com cinco professoras do 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Estadual Dr. João Navarro Filho, localizada no município de João Pessoa-PB, o que nos possibilitou compreender os desafios do professor no trabalho de leitura e escrita. O objetivo geral do trabalho consiste em identificar como a leitura e a escrita vem sendo ministrada em uma turma do 5º ano. Destacou-se a leitura e a escrita como processos em que, mediados pelo professor, os alunos atuam como sujeitos que produzem significados e sentidos. Para isso, foi abordada a importância da alfabetização e letramento e o papel do professor no desenvolvimento de habilidades leitoras. A proposta permitiu desenvolver práticas de leitura e escrita com diferentes textos como contribuição para facilitar e promover a construção de habilidades leitoras. Neste processo de leitura e escrita deverá considerar as várias áreas de conhecimento como a psicologia, a linguística, a história, a cultura e as sociedades em geral
Descrição: SILVA, Mônica Maria Medeiros da. Os desafios do professor no trabalho com a leitura e a escrita no 5º ando do ensino fundamental. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5565
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Maria Medeiros da Silva.pdfMônica Maria Medeiros da Silva 468.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.