Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5567
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Marisa do Monte Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-13T14:15:06Z | - |
dc.date.available | 2014-10-13T14:15:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5567 | - |
dc.description | SOARES, Marisa do Monte Andrade. Educação de campo: um olhar histórico-crítico no assentamento Tiradentes em Mari-PB. 2014. 94f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho traz uma abordagem do processo de construção de uma educação com projetos pedagógicos e metodológicos para uma escola do campo a partir da realidade de uma escola do assentamento Tiradentes no Estado da Paraíba na Cidade de Mari. Com objetivo de investigar as práticas pedagógicas que a referida escola desenvolve como espaço de valorização da cultura camponesa e a apropriação de conhecimentos na perspectiva da Educação do Campo. A pesquisa foi de caso e participante foi realizada com educadores, alunos e funcionários, utilizando como instrumento de pesquisa entrevistas e filmagens para documentários, em um período de dois meses e teve como principais atividades caracterizar a escola, como também sua metodologia de ensino, focando as práticas pedagógicas, tendo como base suas próprias falas e vivências, assim como organizar e sistematizar elementos teórico-metodológicos que deem sustentação aos princípios de uma educação coletiva e do campo, fortalecendo o vínculo ao trabalho e a Terra, possibilitando condições de acompanhar os educando nas atividades propostas e consolidar a Educação do Campo, como um dos instrumentos para o fortalecimento e consolidação da reforma agrária no Brasil. Concluindo com um levantamento histórico da conquista do Assentamento Tiradentes na cidade de Mari, podendo constatar que em 1999, famílias inteiras ocuparam a Fazenda Gendiroba, onde se instalaram em barracas de lona, por cerca de três anos até que houvesse, por parte do Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (INCRA), a desapropriação das terras e a devida divisão dos lotes e oficialização do Assentamento Tiradentes | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Soraia Carvalho de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Assentamento Tiradentes | pt_BR |
dc.title | Educação de campo: um olhar histórico-crítico no assentamento Tiradentes em Mari-PB. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marisa do Monte Andrade Soares.pdf | SOARES, Marisa do Monte Andrade. Educação de campo: Um olhar histórico-crítico no assentamento Tiradentes em Mari-PB. 2014. 94f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | 6.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.