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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Marisa do Monte Andrade-
dc.date.accessioned2014-10-13T14:15:06Z-
dc.date.available2014-10-13T14:15:06Z-
dc.date.issued2014-10-13-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5567-
dc.descriptionSOARES, Marisa do Monte Andrade. Educação de campo: um olhar histórico-crítico no assentamento Tiradentes em Mari-PB. 2014. 94f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho traz uma abordagem do processo de construção de uma educação com projetos pedagógicos e metodológicos para uma escola do campo a partir da realidade de uma escola do assentamento Tiradentes no Estado da Paraíba na Cidade de Mari. Com objetivo de investigar as práticas pedagógicas que a referida escola desenvolve como espaço de valorização da cultura camponesa e a apropriação de conhecimentos na perspectiva da Educação do Campo. A pesquisa foi de caso e participante foi realizada com educadores, alunos e funcionários, utilizando como instrumento de pesquisa entrevistas e filmagens para documentários, em um período de dois meses e teve como principais atividades caracterizar a escola, como também sua metodologia de ensino, focando as práticas pedagógicas, tendo como base suas próprias falas e vivências, assim como organizar e sistematizar elementos teórico-metodológicos que deem sustentação aos princípios de uma educação coletiva e do campo, fortalecendo o vínculo ao trabalho e a Terra, possibilitando condições de acompanhar os educando nas atividades propostas e consolidar a Educação do Campo, como um dos instrumentos para o fortalecimento e consolidação da reforma agrária no Brasil. Concluindo com um levantamento histórico da conquista do Assentamento Tiradentes na cidade de Mari, podendo constatar que em 1999, famílias inteiras ocuparam a Fazenda Gendiroba, onde se instalaram em barracas de lona, por cerca de três anos até que houvesse, por parte do Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (INCRA), a desapropriação das terras e a devida divisão dos lotes e oficialização do Assentamento Tiradentespt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraia Carvalho de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectAssentamento Tiradentespt_BR
dc.titleEducação de campo: um olhar histórico-crítico no assentamento Tiradentes em Mari-PB.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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PDF - Marisa do Monte Andrade Soares.pdfSOARES, Marisa do Monte Andrade. Educação de campo: Um olhar histórico-crítico no assentamento Tiradentes em Mari-PB. 2014. 94f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.6.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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